Tecnologia e o Processo de Alfabetização e Letramento: olhares Possíveis
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v8n24.2023.50Palavras-chave:
Tecnologia, Letramento, Alfabetização, Alfabetização midiáticaResumo
O artigo apresenta discussões relacionadas à tecnologia e suas possíveis contribuições para o processo de alfabetização e letramento. Destaca-se a diferença entre as duas temáticas, pois se tratam de conceitos diferentes e que muitas vezes são interpretados como semelhantes. Atualmente, é imprescindível que as pessoas sejam preparadas para lidarem com as inúmeras informações no cotidiano, mesmo que não utilizem ativamente as tecnologias. As informações chegam às casas por meio da família, vizinhos, TV, ou mídia digital, por isso o letramento é tão importante para esses atores sociais, particularmente, os estudantes. Por meio da abordagem qualitativa e baseada em pesquisa bibliográfica, o trabalho buscou os diversos olhares didáticos para a efetivação da parceria entre alfabetização, letramento e tecnologia. Buscou-se investigar sobre alfabetização midiática como a capacidade de acessar, analisar, avaliar e criar mensagens em uma variedade de contextos. Apesar de várias concepções e diferentes correntes, essa definição é amplamente aceita na literatura nacional e internacional. Como resultado, cita-se que o conceito de alfabetização midiática tem sido associado a qualidade de vida, direitos de cidadania, integração social e aceitação social para obter informações da mídia como televisão, rádio, jornal e Internet. Concluímos que a tecnologia está moldando as formas como praticamos a alfabetização e o mundo de hoje, e certamente a alfabetização age como um elemento moderador para o acesso e uso da tecnologia.
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