A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO: da fruição à construção do sentido
Palavras-chave:
Crônica, Literatura, Leitura, Interação, SentidoResumo
Este artigo apresenta um trabalho com a leitura, ancorado na perspectiva sociocognitiva, na qual o texto é concebido como o lugar da interação autor e leitor; o sentido é uma construção coletiva e o leitor é um ser ativo, que aciona vários tipos de conhecimentos em situação de interação com o texto. Isto posto, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de leitura, realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental. Nesse relato, expõe-se como se deu o processo de leitura e análise dos textos Capítulo do Gênesis, crônica de Carlos Drummond de Andrade, e os capítulos 7 (versículos 17-24) e 8 (versículos 1 ao 22) do livro bíblico de Gênesis. Para tanto, tem-se como fundamentos, no âmbito da Linguística, a teoria Sociocognitiva e o modelo interativo de leitura. Em Literatura, busca-se fundamentos na Teoria da Recepção, mais especificamente os estudos desenvolvidos por Iser (1979) Jauus (1979). O texto traz a sequência de trabalho e as principais constatações feitas durante a sua realização. Traz, ainda, a defesa de que a leitura de textos literários, em contextos de ensino e aprendizagem, deve mobilizar um comportamento ativo do aluno-leitor, criando condições para que ele dialogue com o texto, fazendo inferências, estabelecendo conexões com seus conhecimentos e experiências de leitura.
Palavras-chave: Crônica. Literatura. Leitura. Interação. Sentido.
Abstract
This article presents a work with reading, anchored in the socio-cognitive perspective, in which the text is designed as a place of interaction between author and reader, the sense is a collective construction and the reader is an active being, which drives various kinds of knowledge in interaction situation with the text. That said, the objective of this study is to report the reading experience, occurred with students from 9th grade of elementary school. In this report, it exposes how was the process of reading and analysis of text Chapter of Genesis,
chronicle of Carlos Drummond de Andrade, and chapters 7 (verses 17-24) and 8 (verses 1-22) the Bible book of Genesis. Therefore, it takes as fundamentals, in the context of Linguistics, the socio-cognitive theory and the interactive model of reading. In literature, it seeks fundamentals in the theory of reception, specifically the studies developed by Iser (1979) Jauus (1979). The
text brings the work sequence and the main findings made during its implementation. It also brings the defense that the reading of literary texts in teaching and learning contexts, should mobilize active behavior of the student-reader, creating conditions for him to dialogue with the text, making inferences, establishing connections with their knowledge and reading experience.
Keywords: Chronic. Literature. Reading. Interaction. Sense.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.