SARAMAGO E O DEUS CRUEL: o sujeito na Literatura e na Psicanálise
Palavras-chave:
José Saramago, Psicanálise, Sujeito, SintomaResumo
De acordo com Sigmund Freud (2010), o sujeito é capaz de sublimar recalques inconscientes que, trazidos ao pré-consciente, podem ser convertidos em expressões artísticas, gerando o movimento do “gozo duplicado”. Tendo como corpus a obra O Evangelho Segundo Jesus Cristo (1991), de José Saramago, a seguinte pesquisa se apoia na hipótese de que a Psicanálise opera diretamente sobre a linguagem literária e também na leitura do indivíduo e das suas relações sociais, partindo do pressuposto de que o símbolo adquire valor de sintoma. Pretende-se com esta pesquisa esboçar uma teorização sobre o sujeito saramaguiano, tendo em vista uma ótica interdisciplinar, na qual Literatura e Psicanálise dialogam abertamente, fundem-se e complementam-se ante o ato ficcional.
Palavras-chave: José Saramago. Psicanálise. Sujeito. Sintoma.
Abstract
According to Sigmund Freud (2010), the subject is able to sublimate unconscious repressions which, bring to the preconscious, may be converted into artistic expressions, generating the movement of the “doubled joy”. Chosen as corpus the literary text In The Gospel According to Jesus Christ (1991), by José Saramago, this research is based on the hypothesis that the Psychoanalysis operates directly on the literary language, as well as on the individual reading and his social relations, from the presupposition that the symbol has a value of symptom. It is intended to outline, with this research, a theorizing on the saramaguiano´s subject, in view of an interdisciplinary optic, in which Literature and Psychoanalysis dialogue
openly, merge and complement before the fictional act.
Keywords: José Saramago. Psychoanalysis. Subject. Symptom.
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