Literatura Infantil no Ensino de Matemática: um dispositivo didático para desenvolver competência argumentativa
DOI:
https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n3.2024.48Palavras-chave:
literatura infantil, ensino da matemática, competência argumentativa, interaçãoResumo
O objetivo desta pesquisa foi utilizar a literatura infantil como dispositivo didático, no ensino de matemática, para favorecer o desenvolvimento da competência argumentativa, nos anos iniciais. A pesquisa fundamenta-se num amplo quadro teórico que discute a argumentação, seja do ponto de vista didático, seja do ponto de vista filosófico, com ênfase nas ideias de Grácio (2009). A metodologia é qualitativa, do tipo observação participante. A intervenção ocorreu com alunos do 2° ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal, localizada em Belém-PA. Os resultados revelaram que o uso da literatura infantil promove a interação em sala de aula, favorece a compreensão do conceito de medidas de tempo e habilita-se como dispositivo didático que possibilita a prática da argumentação e a aquisição da competência argumentativa. Assim, tal dispositivo fez emergir situações que exigiram proatividade e autonomia dos discentes para expressarem opinião, defenderem argumentos e contra-argumentos, além de respeitarem a fala do outro e de realizarem conjecturas perante a uma problemática anunciada.
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