Um trailer como sedução para a aprendizagem histórica sobre a Idade Média

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18764/2178-2229v31n1.2024.17

Mots-clés :

ensino de história, Epic Festival, mobilização para o conhecimento, trailer, Idade Media

Résumé

Este artigo discute o uso do trailer como recurso mobilizador para a aprendizagem sobre a Idade Média. O trailer aqui sugerido foi produzido a partir de uma ampla pesquisa sobre o festival de recriação de história medieval, o Epic Festival, considerado neste texto enquanto “medievalidade” (Macedo, 2011), ou seja, como apropriações do senso comum sobre o passado medieval. Problematiza-se o trailer como um formato fílmico ainda pouco explorado em pesquisas acadêmicas, mas com potencialidade educativa no sentido de “seduzir” crianças e jovens estudantes da educação básica de ensino para o querer conhecer, entender e perceber as diversas apropriações e usos que o presente faz do passado medieval. A pesquisa em torno do Epic Festival deu-se a partir da análise de uma variedade de fontes: periódicas, imagéticas, material de divulgação, roteiros dos encontros e pela produção de narrativas orais de organizadores e participantes do Epic Festival. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Felipe de Almeida Hasse, Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul

Mestre em História pela Universidade de Caxias do Sul – UCS. Professor da Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul – CETEC-UCS. Professor Coordenador e Orientador dos Clubes Temáticos do CETC-UCS. Professor Colaborador no Apoio Pedagógico no CETEC- UCS.

Katani Monteiro, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em História Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora Adjunto do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Coordenadora do Laboratório de Ensino de História – NAEH-UCS.

Références

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ARAUJO, Cíntia Langie. A sedução nas telas do cinema: uma análise dos trailers de Cazuza e Olga. 2006. 146 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Pontifícia Universidade Católica. Porto Alegre, 2006.

ARAUJO, Cíntia Langie. O trailer e o processo de sedução no cinema. Sessões do imaginário, Porto Alegre, v. 1, n. 14, p. 15-23, 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/issue/view/79. Acesso em: 15 jan. 2020.

BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: múltiplos aspectos de uma relação. Dispositiva, v. 3, n. 1 p. 17-40, 2014. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/dispositiva/article/view/11551. Acesso em: 5 abr. 2020.

BAUDRILLARD, Jean. Da sedução. Campinas: Papirus, 1991.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 5 set. 202.

CHARTIER, Roger. Defesa e ilustração da noção de representação. Fronteiras. v. 13, n. 24, p. 15-29, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/nocaoderepresentacao.pdf. Acesso em: 17 mar. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50.ed. São Paulo: Paz&Terra, 2015.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2.ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LANGER, Johnni. Dicionário de mitologia nórdica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Hedra, 2015.

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. 2.ed. Lisboa: Estampa, 1995.

MACEDO, José Rivair. A idade média portuguesa e o Brasil: reminiscências, transformações, ressignificações. Porto Alegre: Vidráguas, 2011. Disponível em: https://www.academia.edu/975682/A_Idade_M%C3%A9dia_Portuguesa_e_o_Brasil_reminisc%C3%AAncias_transforma%C3%A7%C3%B5es_ressignifica%C3%A7%C3%B5es. Acesso em: 17 mar. 2019.

NÓVOA, Jorge. A relação cinema-história e a razão poética na reconstrução do paradigma histórico. O olho da história, n. 10, 2008. Disponível em: http://oolhodahistoria.ufba.br/wp-content/uploads/2016/03/jorge-1.pdf. Acesso em: 5 abr. 2020.

PEREIRA, Nilton Mullet; GIACOMONI, Marcello Paniz. Possíveis passados: representações da idade média no ensino de história. Porto Alegre: ZOUK, 2008.

PEREIRA, Nilton Mullet. Idade média, alteridade e o ensino de história. In: PEREIRA, Nilton Mullet; ALMEIDA, Cybele Crossetti; TEIXEIRA, Igor Salomão. Reflexões sobre o medievo. São Leopoldo: OIKOS, 2009.

REIMÃO, Sandra Lucia Amaral de Assis. Tendências do mercado de livros no Brasil: um panorama e os best-sellers de ficção nacional (2000-2009). Matrizes: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 194-210, 2011. Disponível em: http://www.matrizes.usp.br/index.php/matrizes/article/view/207/pdf . Acesso em: 31 maio 2019.

SCHMITT, Jean-Claude. Feitiçaria. In: LE GOFF, Jacques; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário temático do Ocidente Medieval. São Paulo: EDUSC, 2002.

SILVA, Rebecca Carolline Moraes da Silva; CAINELLI, Marlene Rosa. Cultura escolar, cinema e o ensino de história. Educação Básica Revista, v. 4, n. 2, p. 3-22, 2018. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/REB/article/view/535/879. Acesso em: 20 out. 2019.

TEIXEIRA, Igor Salomão; PEREIRA, Nilton Mullet. A idade média nos currículos escolares: as controvérsias nos debates sobre a BNCC. Diálogos, v. 20, n. 3, p. 16-29, set./dez. 2016. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Dialogos/issue/view/1148. Acesso em: 17 mar. 2019.

VASCONCELLOS, Celso dos S. Metodologia dialética em sala de aula. Revista da educação AEC, Brasília, n. 83, 1992. Disponível em: http://www.celsovasconcellos.com.br/Textos/MDSA-AEC.pdf. Acesso em: 15 jan. 2020.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-13

Comment citer

LIA, Cristine Fortes; HASSE, Felipe de Almeida; MONTEIRO, Katani.
Um trailer como sedução para a aprendizagem histórica sobre a Idade Média
. Cadernos de Pesquisa, p. 1–27, 13 août 2024 Disponível em: http://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19811. Acesso em: 11 oct. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos