SARAMINDA: a literatura e a construção do conhecimento histórico sobre o Contestado Franco-Brasileiro
Palavras-chave:
Saraminda, Contestado Franco-Brasileiro, Literatura, História, GeografiaResumo
O presente trabalho trata a respeito do Contestado Franco-Brasileiro, discutindo desde o início da colonização europeia em território americano até as disputas entre Brasil e França pelas terras hoje compreendidas como parte do estado brasileiro do Amapá. Para isso, o artigo traz como recurso o romance histórico “Saraminda”, de José Sarney, cujo enredo se desenrola tendo como cenário o garimpo do rio Calçoene, no território do Contestado. O objetivo deste artigo está na recomendação da utilização dessa obra literária como um recurso didático alternativo e interdisciplinar em aulas do ensino médio nas disciplinas de literatura, história e geografia, tendo em vista a riqueza de detalhes históricos e geográficos, bem como o lirismo de sua escrita. Com isso, conteúdo da aula torna-se mais atrativo para os alunos, fugindo das didáticas tradicionais e trazendo para a sala de aula um novo instrumento para se discutir o conteúdo, com maior participação dos alunos, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais eficaz.
Palavras-chave: Saraminda. Contestado Franco-Brasileiro. Literatura. História. Geografia.
ABSTRACT
The present work deals with the french-brazilian border, from the beginning of the European colonization in american territory until the disputes between Brazil and France for the lands today understood as part of the Brazilian state of Amapá. For this, the article brings as its resource the historical novel Saraminda”, by José Sarney, whose story takes place in the setting of Calçoene river, in the Contestado territory. The aim of this paper is to defend the use of this literary work as an alternative and interdisciplinary didactic resource in high school classes in the disciplines of literature, history and geography, considering the richness of historical and geographical details, as well as the lyricism of its writing. With this, the content of the class can be made more attractive to students, moving away from traditional didactics and bringing to the classroom a new instrument to discuss the content, with greater student participation, making the teaching-learning process more efficient.
Keywords: Saraminda. French-brazilian border. Literature. History. Geography.
RESUMEN
El presente trabajo trata de la disputa en la frontera franco-brasileña, desde el comienzo de la colonización europea en territorio americano hasta las disputas entre Brasil y Francia por las tierras que hoy se entienden como parte del
estado brasileño de Amapá. Para esto, el artículo trae como recurso la novela histórica "Saraminda", de José Sarney, cuya trama se desarrolla en el contexto del paneo del río Calçoene en territorio del Contestado. El objetivo de este
trabajo es defender el uso de esta obra literaria como un recurso didáctico alternativo e interdisciplinario en las clases de secundaria en las disciplinas de literatura, historia y geografía, considerando la riqueza de los detalles
históricos y geográficos, así como el lirismo de sus palabras. Con esto, el contenido de la clase se puede hacer más atractivo para los estudiantes, alejándose de la didáctica tradicional y trayendo al aula un nuevo instrumento para discutir el contenido, con una mayor participación de los estudiantes, haciendo el proceso de enseñanzaaprendizaje más efectivo.
Palabras clave: Revistas académicas. Investigación. Universidad publica.
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