MÃES UNIVERSITÁRIAS
experiências e desafios da maternidade e da vida acadêmica em São Bernardo, Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.5Palavras-chave:
Universidade, Maternidade, Mulher, São Bernardo, Maranhão, EstratégiasResumo
A presente pesquisa tem como objetivo analisar os processos e situações que incidem sobre a permanência das discentes mães no curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia do Centro de Ciências de São Bernardo (CCSB) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo com característica descritiva e exploratória realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. As principais referências teóricas utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa foram Lucila Scavoni (2001), Maria de Jesus Correia (1998) e Pierre Bourdieu (1983). Frente os objetivos que o artigo propõe o texto está dividido em três sessões. Inicialmente, destacaremos os procedimentos metodológicos utilizados na realização da pesquisa, com especial destaque para a técnica da análise de conteúdo. Na segunda sessão, exploramos referências teóricas acerca da mulher e da maternidade, ressaltando a vivência da maternidade no contexto acadêmico. Na terceira etapa do artigo apresentam-se os resultados obtidos com a realização da pesquisa, destacando as estratégias dessas mães estudantes para sua permanência na universidade e os desafios de conciliar a maternidade com os estudos superiores. Por fim, apresentamos considerações finais acerca das questões que exploramos ao longo do texto.
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Referências
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