DESIGUALDADE SOCIAL E EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2595-9549v6n10.2023.3Palavras-chave:
Desigualdade social, Educação Básica, Ensino Remoto, PandemiaResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar as dinâmicas de reprodução da desigualdade social no interior do sistema educacional, evidenciando as relações de poder imbricadas nesse cenário, principalmente em momentos de dificuldades do período da pandemia o que levou o aumento das desigualdades sociais e conservação da classe dominante. A partir de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais de São Bernardo-MA, localizadas uma, na zona rural e outra na área urbana, que teve início em junho de 2021 até março de 2022. Diante disso, busca-se entender quais ações são desenvolvidas pela escola e que repercutem no combate a reprodução da desigualdade social, apontando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de classe baixa durante a pandemia tanto da zona rural quanto da zona urbana. A finalidade é descrever e entender os impactos da pandemia no acesso à educação por estudantes moradores da zona rural e alunos residentes da zona urbana. Desse modo, nos debruçaremos e buscaremos compreender como está esse processo, mostrando como os professores estão lidando com esse cenário de desigualdade social que se evidenciou ainda mais nesse período da pandemia e como os alunos reagiram a essa nova modalidade de ensino. Neste período da pesquisa pode se constatar as dificuldades dos professores em manusear os aparelhos tecnológicos e no processo de avaliação dos alunos. Já alunos as dificuldades de acesso à internet de boa qualidade e o acesso a aparelhos tecnológicos.
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