A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA PARA A EFICIÊNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) DE MINAS GERAIS
Resumo
Desde as primeiras décadas do século passado começaram a ser revistas as percepções e ideias sobre o ser humano nas organizações, de aspecto funcionalista, passou-se a resgatar a dimensão humana. Assim, as organizações, sobretudo as empresariais, que antes se conduziam sobre dimensões econômicas nas suas relações, se debruçaram também sobre as dimensões ambiental, humanitária, política e social. A administração pública brasileira também evoluiu, de um paradigma em que as ações do estado visavam benefícios pessoais a outro que focava a administração, até o atual, com ações dirigidas aos lucros sociais e, como ferramenta, a eficiência. Neste cenário de humanização de objetivos, a comunicação evoluiu também, de aspecto funcional e informativo a recurso vital, pois conhecimento e informação podem potencializar melhor uso de seus recursos, mais eficiência. Este artigo origina-se de pesquisa descritiva, quali-quantitativa, numa Instituição Federal de Ensino Superior do sudeste do Brasil. Por meio de questionário estruturado em parte sobre bases conceituais de pesquisadores do tema, e, em parte, sobre vivências do pesquisador, foi investigado como seus colaboradores percebem o uso da comunicação interna, se é propulsora de conhecimento da instituição, de seus recursos, fomentando a eficiência.
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