O EDUCAR ENTRE A PERDA DO MUNDO E O AMOR MUNDI: uma leitura da educação ambiental a partir da reflexão arendtiana
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de apresentar e embasar a tese de que a problemática atinente ao aparente descontrolado avanço tecnológico, ao império do consumo e ao desrespeito crescente ao meio ambiente traz à tona a importância da problematização e discussão nos areópagos de discussão coletiva. Longe de estar restrita a limites bem contornados, tal discussão afirma-se, com força e premência, em todos os fóruns, em todas as instâncias, seja da vida privada, seja da vida pública. E, justamente, nesse contexto hodierno, é que a questão ambiental, nos dias atuais, mais do que nunca, exige e goza de inderrogável imperatividade, e o seu perquirir reclama continuamente esforços de detida reflexão, ecoando, por conseguinte, nos mais variados campos do saber. Busca-se, pois, nesta reflexão, à luz da abordagem analítico-interpretativa e da pesquisa eminentemente bibliográfica, compreender, de um lado, como se dá a missão imprescindível da educação na perspectiva arendtiana, informada pela tensão existente entre a perda do mundo e o amor mundi. De outro lado, busca-se reforçar a ideia focal de que o processo pedagógico-educacional, em todas as suas esferas, não pode apresentar ouvidos moucos ao exigente clamor da responsabilidade cidadã.Downloads
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