DESAFIOS PARA ATINGIR O PATAMAR DE CIDADE INTELIGENTE: um estudo exploratório em uma região no interior do estado de Santa Catarina (BRASIL)

Autores

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação facilitam iniciativas relacionadas à divulgação e reafirmação da identidade territorial, sendo que as administrações públicas têm um papel de destaque na sua disponibilização local. A perspectiva final é a contribuição no desenvolvimento local e na ascensão das sedes municipais ao patamar de cidades inteligentes. Pela utilização da pesquisa netnográfica, o presente artigo resulta de um estudo que teve o objetivo de identificar a dinâmica de e-governo nas administrações, avaliando até que ponto as sedes de municípios se aproximam do patamar necessário para serem consideradas cidades inteligentes. Concluiu-se haver precariedades significativas em relação às formas de divulgação e marketing que convirjam com reafirmação da identidade ou marca do município, indicando-se serem necessários grandes avanços, considerando a perspectiva de oportunizar melhores serviços e incrementar a eficiência, a transparência e a participação cidadã.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Grein, Universidade do Contestado

Graduanda em Administração na Universidade do Contestado, bolsista de Iniciação Científica.

Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado.

Geográfo, Doutor em Desenvolvimento Regional, com atuação no Programa de Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado) e Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Contestado - Santa Catarina - Brasil.

Referências

ALBURQUERQUE, F. Manual del Agente del Desarrollo Local. Chile: RIADEL, 1996. Disponíble en: http://www.riadel.cl/cataDetalle.asp?PID=312.

ANDERSON, M. Place branding and place promotion efforts in the Baltic Sea Region. A situation analysis. Copenhagen: Baltic Development Forum/Baltic Metropoles, 2010.

ARCE-RUIZ. R. M; MORENO ALONSO, C. Modelo para la evaluación de la ciudad inteligente. Aplicación a las ciudades españolas. Madrid: Politécnica, 2016.

BENKO, G. Estrategias de comunicación y marketing urbano. Revista EURE, Santiago de Chile, v. XXVI, n. 79, pp. 67-76, diciembre 2000.

CASTRO OBANDO, V. Apuntes sobre la gestión urbana en el marco de las ciudades inteligentes. Revista Centroamericana de Administración Publica, n. 72, p. 72-88, enero/jun. 2017.

CORRÊA, M. V.; ROZADOS, H. B. F. A Netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.49, p. 1-18, maio/ago., 2017.

DALLABRIDA, V. R. Da Cidade Inteligente, ao Território Inovador, Rumo à Inteligência Territorial: aproximações teóricas e prospecções sobre o tema. Desenvolvimento em Questão, ano 18, n. 53, p. 46-71, out./dez./2020.

DALLABRIDA, V. R.; TOMPOROSKI, A. A.; SAKR, M. R. Do marketing territorial ao branding de território: concepções teóricas, análises e prospectivas para o Planalto Norte Catarinense. Interações, Campo Grande, MS, v. 17, n. 4, p. 671-685, out./dez. 2016.

ESTÉVEZ, E.; JANOWSKI, T. Gobierno digital, ciudadanos y ciudades inteligentes. Bit & Byte, n. 2, p. 11-13, 2016.

FINQUELIEVICH, S. (Org.). Desarrollo Local en la Sociedad de la Informacion. Buenos Aires: La Crujía, January 1/2005.

FLORIDA, R. La clase creativa: La transformación de la cultura del trabajo e el ocio en el siglo XXI. Barcelona: Paidós, 2010.

JIMÉNEZ HERRERO, L. M. Hacia ciudades y territórios inteligentes, resilientes y sostenibles: gestión y gobernanza para la gran transición urbana. Madrid: Associación para la Sostenibilidad y el Progreso de las Sociedades (ASYPS), 2016.

KOTLER, P.; HAIDER, D. H.; REIN, I. Marketing Places: Attracting Investment, Industry, and Tourim to Cities, States, and Nations. New York: Free Press, 1993.

LONGO, J. (2015). Open Government - What’s in a Name? GovLab Blog. Retrieved July 8, 2015. Disponível em: http://thegovlab.org/open-government-whats-in-a-name/.

LÓPEZ-LITA, R.; BENLLOCH, M. T. De la marca comercial a la marca territorio. RECERCA. Revista de Pensamenti i Anàlise, n. 5, p. 87-100, 2005.

MUÑOZ, F. Urbanalización. Paisajes comunes, lugares globales. Barcelona: Gustavo Gili, 2008.

OLIVERAS GONZÁLEZ, X. Estrategias de marketing territorial en una región transfronteriza: Tamaulipas-Texas. Si Somos Americanos, v. 15, n. 2, p. 97-122, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.4067/S0719-09482015000200005.

PIKE, A. Geographies of brans and branding. Progress in Human Geography, v. 33, n. 5, p. 619- 645, out. 2009.

PRAT, J.; CÀNOVAS, G. La importancia del turismo cultural en los destinos consolidados. La Costa Brava y los Museos de Dalí. Palermo Business Review, n. 6, p. 125-143, 2012.

RAINISTO, S. Opinion pieces: Where is place branding heading. Place Branding, v. 1, n. 1, p. 12–35, 2004.

SAN EUGENIO, V. J. Fundamentos conceptuales y teóricos para marcas de territorio. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles, n. 62, p. 189-211, 2013.

SAN EUGENIO, V. J. Teoría y métodos para marcas de territorio. Barcelona: Editorial UOC, 2012.

SEXTO, C. F.; ARCE, C. M.; VÁZQUEZ, Y. G.; VÁZQUEZ, P. G. El territorio como mercancia: fundamentos teóricos y metodológicos del marketing territorial. Revista de Desenvolvimento Econômico, n. 5, p. 68-79, dez. 2001.

SIANO, A.; VOLLERO, A. Il processo di management della corporate communication: un framework”. SINERGIE, Rivista di Studi e Ricerche, n. 88, p. 73-92, Maggio-Agosto 2012.

Downloads

Publicado

2021-08-28

Como Citar

Grein, C., & Dallabrida, V. R. (2021). DESAFIOS PARA ATINGIR O PATAMAR DE CIDADE INTELIGENTE: um estudo exploratório em uma região no interior do estado de Santa Catarina (BRASIL). Revista Húmus, 11(33). Recuperado de http://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/15753

Edição

Seção

Perspectivas do Desenvolvimento Regional