NIETZSCHE, HUSSERL E EDITH STEIN: diálogos sobre fenomenologia e o papel do intelectual

Autores

  • Danilo Souza Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto
  • Felipe Figueira Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Resumo

Neste artigo propomo-nos a descrever a influência das questões filosóficas apresentadas por Friedrich Nietzsche sobre a primeira geração fenomenológica, em especial na formação da fenomenóloga Edith Stein. Portanto o artigo apresenta uma perspectiva histórica em que  se destaca a influência de Nietzsche na definição do papel de intelectual para os filósofos e em como essa definição parte da relação do teórico com a comunidade , assim nesse artigo buscamos  descrever essa inspiração do pensamento  nietzschiano na concepção de método para Edmund Husserl e Edith Stein.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Souza Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutorando em História pela Universidade Federal de Ouro Preto , Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)  membro do The International Association for the Study of the Philosophy of Edith Stein (IASPES)

Felipe Figueira, Instituto Federal do Paraná (IFPR)


É professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí. Licenciado em História pela UNESPAR (Campus FAFIPA), em Pedagogia pela UNINTER e Bacharel em Direito pela UNIPAR. Mestre em Educação pela UEL, Doutor em Educação pela UNESP de Marília e Pós-Doutor em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM

Referências

BELLO, Angela Ales. Edith Stein e o nazismo. Roma: Città Nuova, 2005.

BOUBLIL, Élodie & DAIGLE, Christine (Orgs.). Nietzsche and Phenomenology: Power, Life, Subjectivity. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2013.

BRUM, J. T. Nietzsche e Schopenhauer – da admiração à decepção. In. Charles Feitosa, Miguel Angel de Barrenechea e Paulo Pinheiro (Orgs.). Assim falou Nietzsche III: Para uma filosofia do futuro. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

COPLESTON, Frederick. Nietzsche: filósofo da cultura. Porto: Livraria Tavares Martins, 1953.

.

FIGUEIRA, F. A crítica ao eruditismo no jovem Nietzsche–Londrina, 2012.

GOLDEN, Kristen Brown. Live Free or Battle:Subjectivity for Nietzsche and Husserl. In: BOUBLIL, Élodie & DAIGLE, Christine (Orgs.). Nietzsche and Phenomenology: Power, Life, Subjectivity. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 2013.

GUNZEL, Stephan. Sobre A Arqueologia de Terra , Corpo e Mundo da vida: Nietzsche-Husserl-Merleau Ponty- in. Revista Filosófica São Boaventura, v. 10, n. 2, jul./dez. 2016.

HUSSERL, E. A Crise das Ciências Europeias e a Fenomenologia Transcendental: Uma Introdução à Filosofia Fenomenológica, Ed.Forense Universitária, 2012.

HUSSERL, E. Investigações Lógicas - Fenomenologia e Teoria do Conhecimento: Investigações Para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento, Ed. Forense Universitária, 2012.

LOWY, M. Notas sobre os Intelectuais Judeus. In: Judeus Heterodoxo Brasil: Editora Perspectiva, 2012.

NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra. Ed. Martin Claret São Paulo,2012.

NIETZSCHE, F. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. Trad. Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; São Paulo: Loyola, 2003.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo. Trad. de Paulo César de Souza. São Paulo, Editora : Companhia das Letras;2008.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano: um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras,2007.

NIETZSCHE, Friedrich. III Consideração Intempestiva – Schopenhauer como educador. Trad. de Noéli Correia de Melo Sobrinho. Rio de Janeiro: Ed. PUCRio; São Paulo: Loyola, 2003.

SCHOPENHAUER, A. Sobre a filosofia universitária. Trad. Maria Lúcia de Mello Oliveira Cacciola e Márcio Suzuki. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SHESTOV, L. In Memory of a Great Philosopher: Edmund Husserl. Trad. G. L. Kline. Philosophy and Phenomenological Research, Malden, v. 22, n. 4, 1962.

STEIN, Edith. Obras completas (espanhol). Conferências (1926 – 1933). Burgos: Monte Carmelo, 2003.

STEIN, Edith. Vida de uma família judia e outros escritos autobiográficos. São Paulo. Ed: Paulus, 2018.

THOMÉ, Scheila Cristiane. Investigações Lógicas - Fenomenologia e Teoria do Conhecimento: Investigações Para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento, ed. UFSCar, São Carlos,2015.

WEBER, J. F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: EDUEL, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Ferreira, D. S., & Figueira, F. (2021). NIETZSCHE, HUSSERL E EDITH STEIN: diálogos sobre fenomenologia e o papel do intelectual. Revista Húmus, 11(34). Recuperado de http://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/17672