TRABALHO E AÇÃO: uma perspectiva arendtiana sobre o ensino de Filosofia no contexto da lei 13.415/2017

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.61

Palavras-chave:

Ação Política, Ensino de Filosofia, Novo Ensino Médio, Reflexão, Responsabilidade Ética

Resumo

Com uma abordagem qualitativa e tendo o estudo bibliográfico como metodologia, este trabalho procura responder a seguinte questão: Quais as potencialidades do ensino de filosofia na constituição de sujeitos políticos na perspectiva arendtiana? Para responder a esta questão, este estudo fundamenta-se em dois conceitos elaborados pela filósofa Hannah Arendt (1906-1975): o trabalho e a ação. A partir destes conceitos, refletiremos sobre dois aspectos contidos na reformulação do Novo Ensino Médio a partir da Lei 13.415/2017 que visa contribuir com a corrosão do mundo comum ao diminuir a potencialidade do ensino de filosofia: 1) Fragilização das humanidades e enaltecimento de abordagens e disciplinas que visam à formação de trabalhadores e consumidores para o mercado de trabalho; 2) Debilitação da autoridade e da qualificação docente no ensino de filosofia. Ao discutirmos esses dois aspetos que inferimos desta lei, evidenciaremos como o ensino de filosofia pode se beneficiar da ação política, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de sujeitos políticos e reflexivos que se ocupam da vida comum e zelam pela educação dos mais jovens e para a conservação do mundo.

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Biografia do Autor

Adenaide Amorim Lima, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Estudante do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Licenciada em Pedagogia, Filosofia e mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). E-mail: adenaideamorim@gmail.com.

Geovana da Paz Monteiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora Associada do Colegiado de Filosofia no Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Professora do Mestrado Profissional em Rede de Filosofia – PROF-FILO (UFPR/UFRB); Professora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Filosofia, Conhecimento e Educação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). E-mail: geovana@ufrb.edu.br.

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Publicado

2022-12-13

Como Citar

Lima, A. A., & Monteiro, G. da P. (2022). TRABALHO E AÇÃO: uma perspectiva arendtiana sobre o ensino de Filosofia no contexto da lei 13.415/2017 . Revista Húmus, 12(37). https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.61

Edição

Seção

"Filosofia como crítica da tradição e da realidade”