PENSAR A FORMAÇÃO HUMANA PELA ARTE NUMA CRÍTICA À TRADIÇÃO METAFÍSICA OCIDENTAL: A partir das contribuições de Schiller e Heidegger
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v12n37.2022.67Palavras-chave:
Arte, Formação, HumanizaçãoResumo
Propomos aqui estabelecer um diálogo sobre a relação entre a arte e a formação humana, para tal contamos com as contribuições de Martin Heidegger e de Friedrich Schiller, considerando que este último propôs em um conjunto de cartas (1793) uma educação estética da humanidade, uma proposta para a formação humana pautada pela arte e Martin Heidegger discute essa proposta schilleriana à luz de sua própria filosofia, a partir da recolocação da questão fundamental de toda sua filosofia, que é a questão do sentido do ser. Sendo assim, discutimos a relação entre arte e formação humana, trazendo essas contribuições para uma reflexão atual. A crítica da tradição de pensamento Ocidental que perpassa o pensamento de ambos os filósofos, re-coloca em questão o sentido da própria humanidade do ser humano, colocando a arte como um locus privilegiado para essa humanização, não sendo a arte promotora somente de deleite e distração, mas de formação mesmo, num sentido ontológico, inaugural, fundador.
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