O USO DO SOLO NAS REGIÕES PRÓXIMAS ÀS ESTAÇÕES DE METRÔ NA CIDADE DE SÃO PAULO: mobilidade urbana e planejamento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.4Palavras-chave:
Uso do solo, Transporte público, Planejamento urbano, DOTSResumo
O transporte público é um elemento essencial do espaço urbano, impactando diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas. A interação entre o transporte coletivo e o uso do solo é fundamental para o desenvolvimento urbano sustentável, especialmente no contexto das grandes cidades. Este trabalho analisa 74 estações do metrô de São Paulo, focando no uso do solo e nas características populacionais das regiões adjacentes. Observou-se que algumas áreas apresentam um uso diversificado do solo, enquanto outras mostram maior concentração em usos específicos, com destaque para o predomínio de áreas residenciais e comerciais. A metodologia aplicada pode ser aprimorada e utilizada para embasar políticas públicas e planejamento urbano mais eficiente.
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