ENSINO DE QUÍMICA E LUDICIDADE: elaboração e aplicação de jogos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem ressignificado
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.15Palavras-chave:
Ensino de química, Recursos didáticos, Jogos de química, Inclusão, Metodologias ativasResumo
O trabalho apresenta os resultados de ação extensionista que procurou elaborar, adaptar e aplicar jogos didáticos para o Ensino de Química em diferentes ambientes escolares, bem como verificar os resultados dessa ação na melhoria da aprendizagem e da instigação. Foram desenvolvidos e aplicados onze jogos didáticos. O objetivo foi o de testar as possibilidades de ressignificação das estratégias de ensino-aprendizagem da Química a partir da ludicidade dos processos e fenômenos científicos. Essa atividade foi aplicada em três Escolas diferentes pertencentes a região de Guarapuava-PR e avaliada pelos estudantes participantes por meio do preenchimento de formulário com perguntas sobre suas experiências a respeito dos jogos. Através dos dados coletados, observou-se que os alunos apresentaram maior interesse com as atividades desenvolvidas, relatando que os jogos contribuíram para o aprendizado de conteúdos da referida disciplina. Também, considera-se que o uso dessa ferramenta auxilia no desenvolvimento dos alunos, estimula o raciocínio, melhora as relações interpessoais e o estudante aprende de forma autônoma, sendo o protagonista do seu conhecimento.
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