ENSINO DE QUÍMICA E LUDICIDADE: elaboração e aplicação de jogos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem ressignificado

Autores

  • Patricia Appelt Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO https://orcid.org/0000-0003-4302-534X
  • Liliam Cristina Angelo Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco https://orcid.org/0009-0003-6932-3211
  • Maria Eduarda Candido Pereira Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Esther Larissa Cordova Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Ariele Aparecida Jareski dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Elison Augustin Machado Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO
  • Aislyn Santos Mota Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.15

Palavras-chave:

Ensino de química, Recursos didáticos, Jogos de química, Inclusão, Metodologias ativas

Resumo

O trabalho apresenta os resultados de ação extensionista que procurou elaborar, adaptar e aplicar jogos didáticos para o Ensino de Química em diferentes ambientes escolares, bem como verificar os resultados dessa ação na melhoria da aprendizagem e da instigação. Foram desenvolvidos e aplicados onze jogos didáticos. O objetivo foi o de testar as possibilidades de ressignificação das estratégias de ensino-aprendizagem da Química a partir da ludicidade dos processos e fenômenos científicos. Essa atividade foi aplicada em três Escolas diferentes pertencentes a região de Guarapuava-PR e avaliada pelos estudantes participantes por meio do preenchimento de formulário com perguntas sobre suas experiências a respeito dos jogos. Através dos dados coletados, observou-se que os alunos apresentaram maior interesse com as atividades desenvolvidas, relatando que os jogos contribuíram para o aprendizado de conteúdos da referida disciplina. Também, considera-se que o uso dessa ferramenta auxilia no desenvolvimento dos alunos, estimula o raciocínio, melhora as relações interpessoais e o estudante aprende de forma autônoma, sendo o protagonista do seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Appelt, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Nome completo: Patricia Appelt

Titulação: Doutora em Química

Vínculo institucional: Professora na Universidade Centro-Oeste do Paraná - Unicentro

e-mail: patriciaappelt@unicentro.br

Tecnóloga em Controle de Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009), Bacharel e Licenciada em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Mestre em Química pela Universidade Federal do Paraná (07/2013), na área de Química Inorgânica, com mestrado-sanduíche por 3 meses no projeto CAPES/UDELAR (Montevideo - Uruguai). Doutora em Química pela Universidade Federal do Paraná (10/2017), com Doutorado sanduíche no Exterior (CAPES- PDSE), por 13 meses no Brooklyn College-NYC. Apresenta experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica Medicinal (atividade antitumoral, antibacteriana, antioxidante e enzimática) e Química de coordenação. Atuou como professora colaboradora em quatro Instituições de Ensino. Possui pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Tecnologia de Alimentos - UTFPR - Campo Mourão e Medianeira (12 meses) e pós doutorado no Programa de Pós-graduação em Química Aplicada - Unicentro (24 meses), ênfase na síntese de complexos metálicos com aplicações microbiológicas. Desde 2021, atua como professora colaboradora na Universidade Estadual Centro-Oeste, Campus CEDETEG.

Liliam Cristina Angelo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco

Nome completo: Liliam Cristina Angelo

Titulação: Doutora em Química

Vínculo institucional: Professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná

e-mail: langelo@utfpr.edu.br

Possui graduação em Tecnologia em Química Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2005), mestrado em Química Aplicada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008) e doutorado em Química (área de concentração: Inorgânica), pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente, é professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em análises químicas e espectroscópicas.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/7311440769745859

ORCID:  https://orcid.org/0009-0003-6932-3211

Maria Eduarda Candido Pereira, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Esther Larissa Cordova, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Ariele Aparecida Jareski dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Elison Augustin Machado, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduando do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Aislyn Santos Mota, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO

Graduanda do último ano do Curso de Licenciatura em Química - Unicentro. 

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

Appelt, P., Angelo, L. C., Pereira, M. E. C. ., Cordova, E. L. ., Santos, A. A. J. dos ., Machado, E. A. ., & Mota, A. S. . (2024). ENSINO DE QUÍMICA E LUDICIDADE: elaboração e aplicação de jogos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem ressignificado. Revista Húmus, 14(41). https://doi.org/10.18764/2236-4358v14n41.2024.15