O PODER DA PALAVRA E A PALAVRA COMO PODER NO PROCESSO EDUCATIVO
Resumo
Este artigo demonstra que há várias formas de se usar as palavras e das palavras na construção do processo educativo e como elas podem influenciar a vida dos educandos e dos educadores. A palavra tem uma força e um poder que as pessoas e os profissionais de educação muitas vezes desconhecem mediante as estratégias da persuasão, indução e convencimento tão bem exploradas por Platão especialmente na obra O Sofista e que são atuais até os dias de hoje. Nesse sentido, essa comunicação é ancorada em duas teses fundamentais de Bakhtin (1988) que são: “a palavra é o fenômeno ideológico por excelência” (p.36) e “a palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” (p.38). Existem pessoas, grupos políticos, econômicos e até pedagógicos que utilizam as palavras como armas e meios de conquista e de dominação, por outro lado, é mediante a utilização da palavra que o processo de libertação acontece como evidenciou Paulo Freire em toda a sua obra. Ouso das palavras como ferramentas no processo educativo pode ser feita de várias formas como na linguagem, na pintura, na música, na arte, na dança e pode-se usar essas formas para mudar o espaço onde educandos e educadores vivem. Dessa forma, a palavra como linguagem pode ter vários significados a partir da ideologia a que está subordinada e esses significados podem gerar muitas outras palavras que produzem novos conhecimentos. A palavra pode ser “dita” ou “não dita”, é fundamental que o educador tenha consciência da importância de motivar o educando a fazer a experiência ativa com a palavra como forma de tornar-se sujeito da própria construção histórica. Na delimitação do processo pedagógico a palavra é a ferramenta que mais permite a relação dialógica e a construção da consciênciaDownloads
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Publicado
2015-04-01
Como Citar
de Oliveira, A. M., Menezes, J. M., & de Almeida, J. M. (2015). O PODER DA PALAVRA E A PALAVRA COMO PODER NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Húmus, 5(13). Recuperado de http://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/3371
Edição
Seção
Artigos