A DISSEMINAÇÃO DA POLÍTICA DE GRAJAÚ – MA NO FACEBOOK: uma análise sobre o espaço público na internet para a efetividade da democracia
Resumo
Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise sobre como a política do munícipio de Grajaú – MA é disseminada na rede social Facebook, enfocando a questão da esfera pública na internet como espaço público de debate e discussão sobre a efetividade e legitimidade da democracia. Para tanto utilizamos autores que debatem sobre o assunto, como Luís Rodrigo Rodrigues Barros (2012) e Juliana de Oliveira Tavares (2012) que trazem um debate sobre as influências das redes sociais na atualidade; Sergio Amadeu da Silveira (2014) que averigua o poder tecnológico como poder político; e Robert Dahl (2001) e Jurgen Habermas (1997) que tratam acerca da democracia e esfera pública, que aqui se faz importante na medida em que é pertinente verificar se a internet têm ajudado na aproximação entre os legítimos signatários da democracia, que é o povo, e os seus representantes do munícipio de Grajaú – MA, principalmente se há debates, cobranças, fiscalização ou acompanhamento dos primeiros sobre os segundos.
Downloads
Referências
DAHL, Roberto A. Sobre a Democracia / Robert A. Dahl: Tradução: Beatriz Sidou. – Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
HABERMAS, Jurgen. Direito e Democracia: entre factividade e validade. Volume II / Jurgen Habermas; Tradução: Flávio Beno Siebeneichler. – Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
Artigos:
BARROS, Luís Rodrigo Rodrigues / TAVARES, Juliana de Oliveira. Uma análise das influências das redes sociais: Facebook e Twitter – na faculdade metropolitana da Amazônia; VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão (ISSN 1984-9354), 2012.
SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Para analisar o poder tecnológico como poder político. In: Cultura, política e ativismo nas redes digitais. (Orgs) Sergio Amadeu da Silveira; Sergio Braga; Cláudio Penteado. Fundação Perseu Abramo (PT); São Paulo, 2014.