CORPO-INVERTIDO - A INDIGÊNCIA COMO PARRHESÍA EM DIOGENES DE SINOPE
Resumo
Este ensaio trata do corpo invertido do cínico, em específico, Diógenes de Sinope. A partir deste corpo, aludimos à parrhesía. Apresentamos e discutimos, com certa brevidade, o contexto em que se deu a evolução de alguns termos relativamente à indigência, à inversão do corpo, à coragem da verdade (muito mais como um “não-discurso”, isto é, estampada no próprio corpo, em sua nudez e sua phýsis).
Palavras-Chave: Corpo-invertido; Diógenes de Sinope; Cinismo; Parrhesía.
Downloads
Referências
CHAUÍ, Marilena. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Companhia das Letras, v. 1, 2012.
CROSSAN, John Dominic. O nascimento do cristianismo: o que aconteceu nos anos que se seguiram à execução de Jesus. São Paulo: Paulinas, 2004.
DA SILVA, Wellington Amâncio. Aspectos da existência situada em Heidegger. Revista Logos & Existência: Revista da Associação Brasileira de Logoterapia e Análise Existencial, v. 3, n. 1, 2014a.
______. Foucault e indigenciação – as formas de silenciamento e invisibilização dos sujeitos. Problemata - Revista Internacional de Filosofia, v. 6, n. 3, p. 111-128, 2015a.
______. The place of the city as an existential paradigm. Journal of Sustainable Society, v. 4, n. 1, p. 1-4, 2015b.
______; DA SILVA, José Londe. Corpo invertido – A figura do indigente como discurso e como representação. In. Revista Lampejo (Apoena - Grupo de Estudos em Schopenhauer e Nietzsche). no. 7 - semestre 1 – 2015c, pp. 114 - 127
DA SILVA, José Londe; DA SILVA, Wellington Amâncio. A face especular da violência e da estética. Conexão Política, v. 3, n. 1, p. 87-94, 2014b.
FOUCAULT, Michel. A coragem da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 38. ed. Petrópolis: Rio de Janeiro, 2010a.
Krueger, D. The Life of Symeon the Fool and the Cynic Tradition. In. Journal of Early Christian Studies 1.4, 2007.
MACK, Burton L. O Evangelio Perdido: O Livro de Q e as origens cristãs. Rio de Janeiro: Imago, 1994.