A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO PITAGÓRICO PARA A COMPREENSÃO DA METAFÍSICA
Resumo
Este artigo tem por desiderato demonstrar a influência do pensamento pitagórico para a compreensão da metafísica, levando em consideração a seguinte questão: pode haver compreensão metafísica - no sentido marioferreirano – sem o simbolismo pitagórico? A partir de então, realizamos uma análise da relevância do pitagorismo para a metafísica. Este estudo vem de uma leitura propedêutica acerca do tema, fundamentando-se no pensamento de Mário Ferreira dos Santos (1907-1968), mais especificamente na obra “A sabedoria das Leis Eternas” (2001). Nessa obra, o autor imprime o habitual sentido matematizante à filosofia (Mário era pitagórico), estudando as dez leis ontológicas que, descendo do plano dos princípios ao da manifestação, imperam efetivamente em todas as ordens de realidade. Portanto, esperamos discorrer sobre o assunto, de forma a alcançar o objetivo supracitado, ressaltando aos leitores que a leitura do autor em questão será difícil para quem não tenha familiaridade com o filósofo.
Downloads
Referências
SILVEIRA, Sidney. A Metafísica de Mário Ferreira dos Santos: um Autodidata Brasileiro. Publicado em 13 de abril de 2015 por Filosofia Concreta Estudos. Disponível em: https://marioferreiradossantosfilosofiaconcreta.wordpress.com/2015/04/13/a-metafisica-de-mario-ferreira-dos-santos-um-autodidata-brasileiro/ . Acesso em: 02/07/2017.
SANTOS, Mário Ferreira dos. A sabedoria das leis eternas. Introdução, edição e notas de Olavo de Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2001.