A VALORIZAÇÃO DA TÉCNICA TRADICIONAL E O INCENTIVO AO PROCESSO CRIATIVO NA TECELAGEM MANUAL DO ARTESANATO DE RESENDE COSTA-MG.

Autores

  • Isabela Aparecida Pinto Resende UFSJ- Universidade Federal de São João del-Rei
  • Bianca Vale Cunha UNILAVRAS
  • Luciana Beatriz Chagas UFSJ
  • Valéria Maria Martins Judice UFSJ

Resumo

O presente trabalho estuda o peculiar artesanato de Resende Costa-MG. A atividade artística apresentada se baseia na tecelagem manual, mas ao longo dos anos, para atender as demandas que permearam o mercado, foram necessárias inovações no processo de fabricação. No entanto, esse aperfeiçoamento vem atingindo um patamar preocupante, na medida em que produtos industriais passaram a concorrer com as peças artesanais locais e a maioria dos artesãos focou na repetição e no lucro. Diante disso, o principal objetivo deste trabalho é o reconhecimento do processo criativo e da valorização da técnica tradicional da tecelagem. Durante o prosseguimento desta pesquisa, percebeu-se a necessidade de correlacionar outras abordagens, por exemplo, a caracterização da tecelagem manual como arte popular e que, quase sempre, está vinculada ao trabalho feminino, a gestão do artesanato fundamentada nas racionalidades e, além disso, a importância cultural, econômica e social que condiciona a atividade para o caminho da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Aparecida Pinto Resende, UFSJ- Universidade Federal de São João del-Rei

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSJ. Mestranda no PIPAUS-UFSJ - Programa Inderdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade.

Bianca Vale Cunha, UNILAVRAS

Mestre em Processos Socieducativos pela Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSJ. Professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil no Centro Universitário de Lavras - UNILAVRAS.  Instituição/Afiliação: UNILAVRAS

Luciana Beatriz Chagas, UFSJ

Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas. Graduada em Educação Artística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora adjunta do Bacharelado em Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ e do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade - PIPAUS. Instituição/Afiliação: UFSJ

Valéria Maria Martins Judice, UFSJ

Doutora em Políticas de Ciência e Tecnologia pela University of Sussex, Brighton, Reino Unido. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE. Graduada em Economia pela Universidade de Minas Gerais -UFMG. Professora adjunta do Departamento de Administração da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ e do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade - PIPAUS. Instituição/Afiliação: UFSJ

Referências

BARDI, Lina Bo. Tempos de grossura: o design no impasse. São Paulo. Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, 1994.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

CARRIERI, Alexandre de Pádua; PERDIGÃO, Denis Alves; AGUIAR, Ana Rosa Camillo. A gestão ordinária dos pequenos negócios: outro olhar sobre a gestão em estudos organizacionais. Revista de Administração, [s.l.], p.698-713, 2014. Business Department, School of Economics, Business & Accounting USP. http://dx.doi.org/10.5700/rausp1178. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rausp/v49n4/0080-2107-rausp-49-04-0698.pdf> Acesso em 01 de novembro de 2017.

CASTRO, Amanda Motta. “Não queria que minha filha tivesse a mesma vida que eu”: um estudo sobre mulheres no trabalho artesanal. 38a Reunião Nacional ANPed. “Democracia em risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência”, 2017, Trabalho 138. São Luís, 2017. Disponível em:< <http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT06_138.pdf>. Acesso em 03 de fevereiro de 2018.

GRADIM, Maria Isabel de Souza. Mulheres e a oficina de tecelagem da Bauhaus. XXVIII Simpósio Nacional da História. Lugares dos historiadores: velhos e novos desafios. Florianópolis, 2015. Disponível em:< http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1434398001_ARQUIVO_MulhereseaOfici nadeTecelagemdaBauhaus2.pdf> Acesso em 26 de novembro de 2017.

GONSALES, Célia Helena Castro. Ofício, arte e ornamento na arquitetura moderna. Ari Marangon, arquiteto artesão. Porto Alegre, IV Seminário Docomomo Sul. PROPAR/UFRGS, 2013.

IBGE, Censo Demográfico 2010. Disponível em:<https://cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=315420&sear ch=minas-gerais|resende-costa|infogr%E1ficos:-evolu%E7%E3o-populacional-epir%E2mide-et%E1ria> Acesso em 15 de outubro de 2017.

IBGE em parceria com os Órgãos Estaduais de Estatística, Secretarias Estaduais de Governo e Superintendência da Zona Franca de Manaus - SUFRAMA, 2013. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/painel/economia.php?lang=&codmun=315420&search=mi nas-gerais|resende-costa|infogr%E1ficos:-despesas-e-receitasor%E7ament%E1rias-e-pib> Acesso em 15 de outubro de 2016.

OLIVEIRA, Gisele Gonçalves Melles de. A arte como resistência na sociedade da informação. 2013. 86 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2013. Disponível em:< https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/105621/000711223_20230123.p df?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em 14 de outubro de 2017.

SILVA, Gustavo Melo. Mercados como construções sociais: Divisão do Trabalho, Organização e Estrutura Social de um Mercado em um Território Municipal. 2010. 356f. Tese (Doutorado em Sociologia). Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. Disponível em:< http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/VCSA-874GMS?show=full>. Acesso em 09 de agosto de 2015.

SILVA, Gustavo Melo. NEVES, Jorge Alexandre Barbosa. Sistemas Produtivos tradicionais e imersão de interesses econômicos em relações sociais. Caderno CRH, vol. 25, núm. 66, septiembre-diciembre, 2012, pp. 465-480. Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2012.

SILVEIRA, Ana Cristina da. ROCHA, Wallison Tiago. CHAGAS, Luciana Beatriz. “Namoradeiras” e “Bela, recatada e do lar”. Uma associação entre o design de artesanato e o discurso midiático. Simpósio Internacional de Artes, Urbanidades e Sustentabilidade. Conectando artes, urbanidades e sustentabilidade, vol.1, 2017, pp. 01-08. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2017. Disponível em:< <http://gtrans.ufsj.edu.br/siaus/>. Acesso em 03 de fevereiro de 2018.

SOUSA, Sabrina Rafa Resende. Da Economia à Cidade Criativa: Desafios e Oportunidades da Atividade Artesanal de Resende Costa, MG. Trabalho da disciplina Seminários de TFG. Universidade Federal de São João del-Rei. São João del-Rei, 2013.

SOUZA, Mariana Mayumi Pereira de. CARRIERI, Alexandre de Pádua. Racionalidades no fazer artístico: estudando a perspectiva de um grupo de teatro. RAE- Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 51, n.4, p. 382395, jul/ago, 2011. Disponível em:< http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S00347590201100040005.pdf> Acesso em 12 de outubro de 2017.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Resende, I. A. P., Cunha, B. V., Chagas, L. B., & Martins Judice, V. M. (2018). A VALORIZAÇÃO DA TÉCNICA TRADICIONAL E O INCENTIVO AO PROCESSO CRIATIVO NA TECELAGEM MANUAL DO ARTESANATO DE RESENDE COSTA-MG. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9050

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I