PROGRAMA SABERES DA TERRA: resgate das técnicas tradicionais construtivas por meio da educação patrimonial

Autores

  • Mateus de Carvalho Martins Universidade Federal de São João del-Rei
  • Maria Emília Barros Rezende Universidade Federal de São João del-Rei
  • Sophia Jales Lima Universidade Federal de São João del-Rei

Resumo

A terra é utilizada como elemento construtivo há aproximadamente 9.000 anos. No âmbito brasileiro, a técnica foi trazida pelos portugueses durante a colonização. Em Minas Gerais há predominância da técnica de pau a pique e adobe, utilizadas tanto nos edifícios residenciais quanto nos religiosos. Além dessas técnicas, é possível encontrar edifícios construídos com a técnica taipa de pilão e com o acabamento de tinta à base de terra. O Programa Saberes da Terra, atuante desde 2011, propõe o resgate dessa arquitetura vernacular – aquela que utiliza elementos locais, como a terra – por meio de oficinas teóricas e práticas subdividas nas seguintes etapas: observação, sensibilização de valores, memorização, apropriação e disseminação. Realizadas na rede de ensino, museus e comunidade de São João del-Rei e região, espera-se conscientizar e disseminar essa técnica milenar e discutir acerca da educação patrimonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus de Carvalho Martins, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutor e Mestre em Engenharia Civi e Bacharel em Engenharia Civil, Graduando em Artes Aplicadas com Ênfase em Cerâmica, professor do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas e professor do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade, ambos da Universidade Federal de São João del-Rei.

Maria Emília Barros Rezende, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas, Universidade Federal de São João del-Rei.

Sophia Jales Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Graduanda em Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Artes Aplicadas, Universidade Federal de São João del-Rei.

Referências

CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. São Paulo: UNESP, 2001.

MINKE, Gernot. Manual de Construção com Terra: uma arquitetura sustentável. Tradução de Jorge Simões. 1ª edição. São Paulo: B4 Editoras, 2015.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 14.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Martins, M. de C., Rezende, M. E. B., & Lima, S. J. (2018). PROGRAMA SABERES DA TERRA: resgate das técnicas tradicionais construtivas por meio da educação patrimonial. Revista Húmus, 8(23). Recuperado de http://cajapio.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/9629

Edição

Seção

Dossiê Internacional de Arte Urbanidade e Sustentabilidade - I