MEMÓRIA, RESISTÊNCIA E LITERATURA EM LEITE DO PEITO, DE GENI GUIMARÃES
Resumo
O surgimento da Literatura Afro-Brasileira permite a representação de aspectos da memória a respeito do passado histórico do negro. Dessa maneira, apresenta a retomada das ancestralidades relacionadas à cultura, religião, valores e costumes negros. O que evidencia os dilemas enfrentados na trajetória desse grupo social e o reconhecimento identitário como resultante da perpetuação dessa memória. A autoafirmação de pertencimento à identidade negra torna-se impulso para resistir às manifestações de subjugação, preconceito e discriminação racial. Neste trabalho, evidencia-se a Literatura de autoria feminina negra como representação desse ato de resistência e de perpetuação da memória identitária afro-brasileira. Pauta-se sob o objetivo de analisar como se dá a relação entre memória, resistência e literatura em quatro contos da obra Leite do Peito (1988), da autora Geni Guimarães, são eles respectivamente, “Temos escolares”, “Metamorfose”, “Alicerce” e “Força flutuante”. A metodologia é bibliográfica, de cunho interpretativo. Como aporte teórico, utiliza-se autores a exemplo de Alves (2010), Alves (2011), Duarte (2013), Habwachs (2003), Pollak (1992), entre outros. Após a análise dos quatro contos, pôde-se perceber que há a presença de aspectos memorialísticos que funcionam como construção identitária da personagem e a partir da autoafirmação como mulher negra, ocorreu a tomada de consciência e de resistência às marcas de uma sociedade sexista e preconceituosa.
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