MULTICULTURALISMO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA: TEMPOS DE APRENDIZAGENS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS

Autores

  • Flávia Roldan Viana
  • Isaack Saymon Alves Feitoza Silva

Resumo

As discussões que envolvem os estágios supervisionados dos cursos de graduação de licenciatura estão situadas no campo da formação docente, área do conhecimento que se ocupa com estudos e investigações do desenvolvimento profissional docente. Sendo assim, o objetivo deste ensaio é refletir sobre as práticas docentes no âmbito dos estágios supervisionados do curso de Letras/Libras da UFRN a partir da vivência como professores do curso. Utilizou-se como método a pesquisa investigativa tendo por base a pesquisa bibliográfica de abordagem crítico-dialética. O ensaio evidenciou como resultados que o desenvolvimento profissional dos estudantes do curso de Letras/Libras da UFRN é marcado por rupturas e contradições dentro de um contexto de processo relacional e ativo, realizado por uma instituição formadora e mediado pelos formadores (professores das disciplinas e o professor preceptor do local do estágio). Os desafios que se colocam são muitos, mas a formação docente no curso de Letras/Libras fortalece o reconhecimento das especificidades de aprendizagem do alunado surdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-06-21

Como Citar

VIANA, Flávia Roldan; SILVA, Isaack Saymon Alves Feitoza.
MULTICULTURALISMO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA: TEMPOS DE APRENDIZAGENS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE LETRAS/LIBRAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 11, p. 77–89, 21 Jun 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11680. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO INTERDISCIPLINAR: Desafios para a formação educacional dos surdos: línguas de sinais, suas interfaces