PARÓDIA E DESSACRALIZAÇÃO EM O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO E CAIM, DE JOSÉ SARAMAGO
Palavras-chave:
LiteraturaResumo
Resumo: Referência na narrativa portuguesa contemporânea e contemplado por prêmios como Camões (1995) e o Nobel de Literatura (1998), José Saramago (1922 – 2010) traz em suas obras críticas a diversos temas, como a religião Cristã, o abuso de poder, a misoginia, entre outros tantos. Dado o contexto do fenômeno da secularização ocidental no século XX, no qual o declínio do prestígio à religião se manifesta nas criações artísticas e literárias, Saramago elabora sua crítica à religião cristã e à figura de Deus fazendo uso da ironia, escrevendo O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991) e Caim (2009), paródias da Bíblia Sagrada que recontam a história dos textos sacros de maneira humanizada, o que resulta na dessacralização das entidades e personagens sacras do texto canônico. Tal dessacralização possui teor crítico, que, acompanhado da ironia, é elemento fundamental da paródia. Assim, busca-se neste artigo evidenciar a distanciação paródica e a dessacralização nos textos de Saramago, analisando os traços paródicos com base em Linda Hutcheon (1985) e irônicos com base em Beth Brait (2009), que por sua vez, se baseia em Bakhtin (1963), comparando o processo de transformação das personagens protagonistas que levam o leitor ao pensamento crítico acerca da figura divina eternizada pela cultura cristã.
Palavras-chave: Paródia; Ironia; Dessacralização.
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Referências
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