O APRENDIZADO EM MEIO AO CAOS: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman
Palavras-chave:
Sombras de reis barbudos, Bildungsroman, Romance de educação.Resumo
O presente trabalho propõe uma leitura do romance Sombras de reis barbudos (1972), do escritor goiano José J. Veiga, como Bildungsroman. Para tanto, fazem-se considerações acerca do conceito de romance de educação, bem como sobre a obra veiguiana, e, munido desses elementos, demonstra como alguns dos episódios presentes ao longo da narrativa influem na educação de seu personagem principal, o menino Lucas. Este trajeto tem por objetivo expor de que modo o romance se relaciona com a discussão teórica à medida que se observam as mudanças pelas quais o narrador passa, no interior de um tempo cíclico, e como elas influenciam em sua subjetividade e experiência pessoal. A pesquisa é de natureza bibliográfica e caráter exploratório, apoiando-se teoricamente em nomes como BAKHTIN (2003), DANTAS (2002) e MAAS (2000).
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Referências
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