O APRENDIZADO EM MEIO AO CAOS: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman

Autores

Palavras-chave:

Sombras de reis barbudos, Bildungsroman, Romance de educação.

Resumo

O presente trabalho propõe uma leitura do romance Sombras de reis barbudos (1972), do escritor goiano José J. Veiga, como Bildungsroman. Para tanto, fazem-se considerações acerca do conceito de romance de educação, bem como sobre a obra veiguiana, e, munido desses elementos, demonstra como alguns dos episódios presentes ao longo da narrativa influem na educação de seu personagem principal, o menino Lucas. Este trajeto tem por objetivo expor de que modo o romance se relaciona com a discussão teórica à medida que se observam as mudanças pelas quais o narrador passa, no interior de um tempo cíclico, e como elas influenciam em sua subjetividade e experiência pessoal. A pesquisa é de natureza bibliográfica e caráter exploratório, apoiando-se teoricamente em nomes como BAKHTIN (2003), DANTAS (2002) e MAAS (2000).

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Biografia do Autor

Wagner dos Santos Rocha, UESPI/CAPES

Licenciado em Letras/Português Pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Aluno da 9ª turma do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Douglas Rodrigues de Sousa, UESPI/UEMA

Doutor em Literatura (UnB). Professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Referências

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

ROCHA, Wagner dos Santos; DE SOUSA, Douglas Rodrigues.
O APRENDIZADO EM MEIO AO CAOS: análise de Sombras de reis barbudos como Bildungsroman
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 122–141, 16 Jun 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13797. Acesso em: 13 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários