VOZES RUIDOSAS, DISCURSOS MOLDADOS: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DAS PERSONAGENS DO ROMANCE O CORTIÇO DE ALUÍSIO AZEVEDO
Palavras-chave:
Discursos, Vozes, Sujeitos, plurilinguismo.Resumo
Resumo: Este artigo propõe uma análise acerca da construção discursiva das personagens na obra O Cortiço de Aluísio Azevedo, tendo como foco principal os discursos orquestrados no romance. Diante disso, objetiva-se, de modo geral, analisar as personagens e sua construção discursiva frente aos discursos presente na obra e suas ações como sujeitos discursivos. De modo específico; mostrar a pluralidade de discursos desenvolvidos no romance, apontar os processos assimilativos da palavra de outrem nas personagens e identificar sua posição discursiva frente aos discursos dominantes da sociedade da época. Assim, para o desenvolvimento do presente estudo, sua metodologia apresenta uma pesquisa bibliográfica de cunho explicativo, na qual utiliza-se como pressupostos teóricos os postulados de Bakhtin (2002), em Questões de Literatura e de Estética, sobre o discurso no romance e plurilinguismo, de Bakhtin (2003), em Estética da Criação Verbal, sobre o autor e a personagem, bem como Silva (2005), Rosenfeld (2007), entre outros. Os resultados obtidos mostram como as personagens se comportam frente aos discursos afirmados e como se utilizam das palavras de outrem na sua construção enquanto sujeito e ideólogo, assim, encontra-se personagens em estado discursivo assimilativo, como o caso da personagem Bertoleza, que toma o discurso do outro, um discurso dominante, como verdade, ainda personagens em estado discursivo dissimulado, como o caso de Leocádia, que se utiliza de um discurso dominante para expressar uma postura moral, mas que, depois subverte esse discurso em seu comportamento e outras formas discursivas.
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Referências
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