Percursos literários na trilogia de filmes de João César Monteiro: Recordações da casa amarela (1989), A comédia de Deus (1995) e As bodas de Deus (1998)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2525-3441v9n25.2024.08Palavras-chave:
João César Monteiro, Cinema português, Crítica social, Referências literáriasResumo
João César Monteiro (1939-2003) foi um cineasta português integrante do movimento Novo Cinema. O seu primeiro filme remonta à década de 70. A partir daí construiu uma filmografia baseada na crítica social e na transgressão moral, sobretudo do seu personagem maior, João de Deus, a quem emprestou o nome e o corpo, uma vez que o realizador também era ator. Nas décadas de 80 e 90 contou as peripécias do personagem em cinco filmes, sendo que três deles formam, sequencialmente, uma trilogia de acontecimentos na vida de João de Deus e no seu comportamento marginal e transgressor. Pretende-se, neste artigo, analisar algumas referências literárias nos filmes Recordações da Casa Amarela (1989), A Comédia de Deus (1995) e As Bodas de Deus (1998), com as quais João César Monteiro dialogou, trazendo uma linguagem cinematográfica nova, eivada de complexas teias de sentido estético, literário e filosófico.
Downloads
Referências
ANSPACH, Sílvia. Entre Babel e o Éden: criação, mito e cultura. São Paulo: Annablume, 1998.
AUGÉ, Marc. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade, Trad. Maria Lúcia Pereira. Lisboa: 90 Graus Editora, 2005.
BATAILLE, Georges. História do Olho. Trad. Eliane Robert de Moraes. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. Trad. João Bénard da Costa. Lisboa: Antígona, 1988.
CAMÕES, Luís Vaz de. Sonetos. Direção Literária Dr. Álvaro Júlio da Costa Pimpão, s.d.
COSTA, Pedro Ruas Camanho. Do cineasta demiurgo: uma análise da obra de João César Monteiro. Programa de Pós-Graduação em Letras – Faculdade de Letras de Lisboa (Mestrado). Lisboa: FLUL, 2016, 120 p.
CUNHA, Paulo. A cidade cinemática de João de Deus: espaço, cenário e estética na obra de João César Monteiro. E-ComPós, Revista da Associação Nacional de Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Brasília, v. 11, n. 3, p. 1-16, set./dez. 2008.
CUNHA, Paulo. O novo cinema português e o cinema novo brasileiro: o caso Glauber. REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, ano 6, v. 2, p. 1-12, julho a dezembro de 2017.
GARRETT, Almeida. Viagens na Minha Terra [1846]. Porto: NovaLello, 2004.
GUSMÃO, Manuel. Algumas Prosas para Ir e Vir ao Cinema de João César Monteiro (ou de um Certo Riso Inquieto na Noite dos Últimos Românticos). In: NICOLAU, João (org.). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, p. 49-55.
MONTEIRO, João César. Morituri te Salutant. Lisboa, & etc e Arcádia, 1974.
MUGA, Henrique. O Espaço no Cinema de João César Monteiro. Avanca Cinema I International Conference 2021, Avanca, 2021. Link do site do evento: https://avanca.org/PT/inicio.php
RIBEIRO, Bernardim. Saudades: História de Menina e Moça. 2.ª ed. Lisboa: Delfim Guimarães ed, 2009.
ROJAS, Carlos Antonio Aguirre. La Biografia como Gênero Historiográfico: algunas reflexiones sobre sus posibilidades actuales. In: O Biográfico: perspectivas interdisciplinares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2000.
TAVARES, Vitor Silva. Notas para recordação do meu amigo João. In: NICOLAU, João (org.). João César Monteiro. Lisboa: Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, 2005, p. 63-69.
VICENTE, Gil. Auto da barca do Inferno. 2.ª ed. São Paulo: Martin Claret, 2010. Filmes de João César Monteiro (trilogia analisada no texto):
AS BODAS de Deus. Realização e Argumento: João César Monteiro Lisboa: Madragoa Filmes, 1999.
A COMÉDIA de Deus. Realização e Argumento de João César Monteiro Lisboa: Grupo de Estudos e Realizações, 1995.
RECORDAÇÕES da casa amarela: uma comédia lusitana. Realização e Argumento: João César Monteiro. Lisboa: Invicta Filmes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Afluente: Revista de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.