TERTULIANO: as peripécias da identidade pós-moderna
Palavras-chave:
Crise de Identidade. Literatura. Pós-Modernidade.Resumo
Sendo a literatura a representação das ações e transformações humanas, as identidades por ela abordadas se modificam à medida que a sociedade quebra as barreiras existentes a tudo que se opunha ao universo do indivíduo. Refletir a descontinuidade, o desmembramento e a descentralização da identidade do sujeito nostálgico é compreender o homem pós-moderno. A crise de identidade abordada neste trabalho visa compreender, principalmente, as noções que se tinha pelo sujeito moderno, caracterizado por suas utopias totalitárias baseadas na razão e na ciência como excelência para o modelo de indivíduo perfeito. A metodologia é do tipo qualitativa, e quanto aos objetivos é exploratória de autores. Para tanto, teóricos como Bauman (2004), Hall (2011), Eagleton (1998), Harvey(2000), Candido(2005) e Brait (2002), servem de embasamentos para comparar e contrapor os argumentos. É importante ressaltar ainda que este trabalho tendo como análise O homem duplicado, de José Saramago, propõe-se a desenvolver uma compreensão acerca da identidade literária, primeiro pela ficção em si, que retrata de maneira fiel o momento atual, e, segundo, por uma escrita crítica quando permite a discussão de sua fundamentação dentro do corpus literário. Assim, objetiva-se torná-la inteligível aos acadêmicos do curso de Letras, mas também aos pesquisadores da identidade a partir de personagens da Literatura.
Downloads
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro. Editora Zahar. 2004.
______. Identidade. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro. Zahar, 2005.
______. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro. Editora Zahar. 2001.
______. O Mal-Estar da Pós-Modernidade. Trad. Mauro Gama, Cláudia Martinelli Gama. Rio de Janeiro. Editora Jorge Zarah. 1998.
BRAIT, Beth. A Personagem. São Paulo. Editora Ática. 7. ed. 3.impressão. 2002.
CANDIDO, Antonio; et al. A personagem de ficção. 11.ed. São Paulo. Editora perspectiva, 2005.
EAGLETON, Terry. As ilusões do pós-modernismo. Trad. Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro. Zahar. 1998.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11. ed. 1.reimp. Rio de Janeiro. Editora DP&A. 2011.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. 22.ed. Edições Loyola. 2012.
SANTOS, Jair Ferreira dos. O que é Pós-Moderno. Editora Brasiliense. Coleção Primeiros passos, 165. São Paulo. 2000.
SANTIAGO, Silviano. Nas malhas da letra: Ensaios. São Paulo. Companhia das Letras. 1989.
SARAMAGO, José. O Homem Duplicado. Companhia das Letras. São Paulo. 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.