MICHEL FOUCAULT PARA PENSAR A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: da crítica à prática
Palavras-chave:
Michel Foucault, Educação em Ciências, Ensino de Ciências.Resumo
Michel Foucault para pensar a educação em ciências é um trabalho que propõe o uso de conceitos foucaultianos como ferramentas para instigar uma abordagem crítica à educação em ciências, a partir de considerações relacionadas à realidade de seu ensino. A discussão empreendida neste artigo propõe Foucault como chave para esta crítica ao demonstrar como sua filosofia permeia as discussões no interior desta área que ainda insiste em permanecer refratária a autores não orgânicos, pensadores contemporâneos do campo da filosofia e da sociologia que tomam a ciência em uma perspectiva discursiva – menos objetiva e mais subjetiva – e cujos pensamentos tendem a subverter a lógica dos jogos de poder-saber e verdade propostos pelo paradigma da ciência moderna. Assim, busca resgatar com Foucault, possibilidades para um repensar (d)a ciência e para um ensino de ciências como elementos de crítica social que poderiam ser incorporados às práticas do professorado na educação básica.
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