A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis

Autores

Palavras-chave:

Vigilância. Adestramento. Educação. Literatura Brasileira.

Resumo

O presente artigo pretende apreender como se expressa vigilância e o adestramento na escola, mais especificamente sua representação na literatura machadiana, por meio do Conto de Escola, publicado, originalmente, por Laemmert & C. Editores, Rio de Janeiro, em 1896. Busca-se compreender como se dá o disciplinamento na escola, vigilância e adestramento, e de que forma se pode encontrar traços dessas sanções no texto em análise. Para tal será realizado um estudo bibliográfico e análise de conteúdo acerca das teorias de Michel Foucault sobre disciplina, vigilância e adestramento, bem como um breve estudo sobre o autor, para que se possa situá-lo e compreender a relação com a educação. Serão utilizados ainda textos de alguns estudiosos de sua obra, tais como Veiga-Neto (2017), Roberto Machado (2019), Silvio Gallo (2015), entre outros não menos importantes. Far-se-á também um movimento de estudos com Machado de Assis, e, a fim de compreender a relação da literatura e sociedade, buscou-se Candido (2004), Schwarz (2000), Abel Baptista (2003), Vasconcelos (2015).

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Biografia do Autor

Maria Luiza Gomes Vasconcelos, Faculdade de Inhumas - FACMAIS

Doutora em Educação pela PUC Goiás (2015). Mestre em Letras e Linguística pela UFG (2007). Graduada em Letras pela UEG (1998). Docente da PPGE Strictu Senso na Faculdade Inhumas - FACMAIS.

Referências

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Vasconcelos, M. L. G. (2020). A vigilância e o adestramento no “CONTO DE ESCOLA” de Machado de Assis. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15528

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação