MICHEL FOUCAULT: biopolítica e a escola hoje

Autores

  • Daniella Couto Lôbo Pontifícia Universidade Católica de Goiás Faculdade de Inhumas

Palavras-chave:

Instituições Educativas, Biopolítica, Discursos, Controle.

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a biopolítica, regimes de verdade, saber/poder na perspectiva de compreender as formas de controle e os discursos que vigoram nas instituições educativas. Trata-se de um texto de caráter bibliográfico que tem como objetivo analisar os aspectos históricos e conceituais da biopolítica e suas influências nas instituições educativas à luz dos conceitos foucaultianos, bem como problematizar sobre o processo de constituição dos regimes e dos discursos de verdade divulgados nas escolas, tendo-se em crista sua relação com as ideias neoliberais no contexto de formulação das políticas educacionais que objetivam adestrar, normalizar e docilizar os indivíduos na Idade Moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Couto Lôbo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Faculdade de Inhumas

Doutora em Educação e Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(PUCGOIÁS) . Professora da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no curso de graduação de Pedagogia e Coordena o projeto de pesquisa: Michel Foucault e a Educação: Estado da Arte de dissertações e teses em Programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste (2013- 2018). Tem experiência na área da educação com enfase em: Teorias da Educação, Práticas educativas, Formação de professores. Atua ainda, como Docente Permanente no Programa de Pós- Graduação em Educação /Mestrado Acadêmico da Faculdade de Inhumas (FacMais) - Linha 1: Educação, Instituições e Políticas Educacionais - EIPE e na Coordenação do projeto de pesquisa: Michel Foucault e as Instituições educativas: análise de dissertações e teses em Programas de Pós-graduação em Educação da Região Centro-Oeste (2013- 2019).Atualmente interessa-me pesquisas com os temas: Educação, Práticas Educativas, Formação de professores, Cultura, Instituições educativas e Poder.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br, 2020. Acesso em: 15 de out. de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes – PISA. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/pisa. Acesso em: 12 de out. de 2020.

CANDIOTTO, Cesar. Foucault e a crítica da verdade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica; Curitiba: Champagnat, 2013.

______. Sujeição, subjetividade e migração: reconfigurações da governamentalidade biopolítica. KRITERION, Belo horizonte, n. 146, p. 319-338, ago. 2020.

CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola: uma introdução. In: COÊLHO, Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 15-32.

DORNELLES, Leni Vieira. Inventando infâncias. In: Infâncias que nos escapam: da criança na rua à criança cyber. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da Medicina social. In: Microfísica do poder. 4. ed. Org. Int. e rev. tec. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

______. Segurança, território, população: curso no Collège de France (1977-1978). Trad. Eduardo Brandão. 2. ed. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2008. (Coleção Obras de Michel Foucault).

______. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. 2. ed. São Paulo: Editora WMF; Martins Fontes, 2010a. (Coleção Obras de Michel Foucault).

______. Nascimento da biopolítica: curso no Collège de France (1978-1979). Trad. Pedro Elói. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2010b.

______. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 41. ed. Trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2013a.

______. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 02 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 23. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013b. (Leituras Filosóficas).

______. O nascimento da clínica. 7. ed. Trad. Roberto Melo Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013c.

______. História da sexualidade I: a vontade de saber. 2. ed. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. São Paulo: Paz &Terra, 2015.

LIBANÊO, José Carlos. Internacionalização das políticas educacionais: elementos para uma análise pedagógica de orientações curriculares para o ensino fundamental e de propostas para a escola pública. in: SILVA, M. A.; CUNHA, C. (Orgs.). Educação básica: políticas, avanços e pendências. Campinas: Autores Associados, 2014. p. 47-69.

LÔBO, Daniella Couto. Michel Foucault: A sociedade punitiva e a educação. Goiânia, 2017. Tese (doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2017.

MACHADO, Roberto. Introdução. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4. ed. Org. e rev. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

MAINARDES, J.; FERREIRA, M. dos S.; TELLO, C. Análise de políticas: fundamentos e principais debates teórico-metodológicos. In: BALL, S. J.; MAINARDES, J. (Org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MOTTA, Flávia Miller Naethe. De crianças a alunos: a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. São Paulo: Cortez, 2013.

PLATÃO. A república. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.

TERNES, José. Pensamento moderno e normalização da sociedade. Inter-Ação: Rev. fac. educ. UFG, v. 32, n. 1, jan./jun., 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

Lôbo, D. C. (2020). MICHEL FOUCAULT: biopolítica e a escola hoje. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(24). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/15642

Edição

Seção

A CONSTRUÇÃO ANALÍTICA DE FOUCAULT: Ciência, Política e Educação