O COORDENADOR DE CURSO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IESP) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso em uma instituição de Montes Claros/MG
Resumo
A educação superior brasileira sofreu profundas alterações em sua legislação nos últimos anos, de forma especial, no contexto das Instituições de Ensino Superior Privado (IESP). Nessa perspectiva, apresenta-se a necessidade de aprimoramento dos processos de planejamento e gestão estratégica nessas instituições. O crescimento intenso do número de instituições e cursos das diversas áreas do conhecimento tem protagonizado o surgimento de uma competitividade crescente, gerando, sobretudo, uma demanda expressiva por atributos de valor no ensino e nos resultados apresentados através dos indicadores de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação. Este estudo vem apresentar razões pelas quais o Coordenador de Curso de IESPs se apresenta como ferramenta relevante para a gestão estratégica dessas instituições, do ponto de vista das competências e habilidades requeridas a esse profissional na contemporaneidade, em face dos resultados que devem ser apresentados na conjuntura educacional. A identificação dos resultados deste estudo foi feita através de entrevistas estruturadas com os coordenadores de cursos, tratando-se de uma investigação de caráter exploratório e de natureza qualitativa, através da estratégia do estudo de caso, que levou à analise do conteúdo para interpretação dos dados.Downloads
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Publicado
2015-07-01
Como Citar
Nunes, T. P., & Leão, J. O. (2015). O COORDENADOR DE CURSO DE INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADO (IESP) COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso em uma instituição de Montes Claros/MG. Cadernos Zygmunt Bauman, 5(9). Recuperado de https://cajapio.ufma.br/index.php/bauman/article/view/3813
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Artigos
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