Características morfológicas e composição bromatológica do capim-buffel sob diferentes alturas de corte e resíduo
DOI:
https://doi.org/10.0000/rtcab.v5i2.270Keywords:
Cenchrus ciliaris, Lâmina/haste, Matéria secaAbstract
Objetivou-se avaliar a produção de lâminas e hastes e a composição bromatológica do capim-buffel sob diferentes alturas de corte e resíduo. Foi utilizado um delineamento em blocos casualizados em um arranjo fatorial 2x2
referente a combinações entre duas alturas de corte (60 e 80 cm) e duas alturas de resíduo (20 e 40 cm), com cinco repetições, totalizando 20 unidades experimentais. Para cada época de corte e tratamentos colheram-se amostras para determinar os componentes morfológicos e a composição bromatológica, que foi realizada no Laboratório de Nutrição Animal do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba. A massa seca de lâmina total (MSLT) teve efeito (P<0,05) em relação às diferentes alturas de resíduo e corte tanto para a produção total como para o corte, sendo que o tratamento 20-60 obteve menor valor. Foi verificado efeito (P<0,05) para os teores de FDN do capim-buffel, em que os tratamentos 20-80 e 40-60 obtiveram menores teores de FDN. Altura de resíduo 40 cm proporciona maior quantidade de lâminas e consequentemente, maior teor de proteína bruta e menores percentuais de fibra em detergente neutro, para o capim-buffel.
Palavras-chave: Cenchrus ciliaris. Lâmina/haste. Matéria seca.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Revista Trópica: Ciências Agrárias e BiológicasEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.