Índice de maturação fisiológica em sementes de hibrido de abobrinha italiana em função da idade de colheita

Auteurs-es

  • Alex Guimarães Sanches Universidade Federal do Pará

Mots-clés :

Fitotecnia, Fisiologia Vegetal, Pós-colheita

Résumé

Objetivou-se neste trabalho avaliar o índice de maturação fisiológica de sementes de hibrido de abobrinha italiana cultivar F1 Novita em função da idade de colheita. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos (frutos colhidos aos 25, 30, 35, 40, 45 e 50 dias) com quatro repetições. Após serem extraídas dos frutos, as sementes foram avaliadas quanto às características fisiológicas de: teor de água, massa de mil sementes, germinação, primeira contagem de germinação, emergência de plântulas, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântulas, matéria fresca e matéria seca de plântulas, e envelhecimento acelerado. Com o avanço do processo de maturação percebeu-se que houve incremento no vigor germinativo das sementes. A colheita realizada aos 50 dias é a mais indicada por apresentar os melhores resultados sobre a qualidade das sementes da cultivar F1 Novita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Alex Guimarães Sanches, Universidade Federal do Pará

Alex Guimarães Sanches, Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal do Pará campus Altamira, atuando em co-orientação de estudadtes de graduação nas llinhas de tecnologia pós colheita de grãos, Frutas e hortaliças e na análise de produtividade de culturas olericolas.

Téléchargements

Publié-e

2017-03-15

Comment citer

Sanches, A. G. (2017). Índice de maturação fisiológica em sementes de hibrido de abobrinha italiana em função da idade de colheita. Revista Trópica - Ciências Agrárias E Biológicas, 9(01). Consulté à l’adresse https://cajapio.ufma.br/index.php/ccaatropica/article/view/3455

Numéro

Rubrique

Fitotecnia