Estética Negra: uma proposta decolonial antirracista para o ensino de Química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-5777v10n1.2024.04

Palavras-chave:

Decolonialidade, Estética Afro-diaspórica, Ensino de Química, Educação Antirracista

Resumo

Buscando por uma educação decolonial e antirracista capaz de atender aos anseios da Lei 10.639/2003, este artigo propôs-se a explorar os resultados de uma proposta didática inovadora cujo objetivo foi conectar conceitos químicos, cultura afrodescendente e estética afro-diaspórica. O trabalho visou fomentar o diálogo transformador no espaço da Educação Básica no município de Feira de Santana – Bahia, Brasil. A proposta didática aqui descrita, configura-se como uma ferramenta de combate a situações racistas nas escolas públicas da cidade de Feira de Santana. Valorizando a cultura afrodescendente, a estética afro-diaspórica e abordando conceitos da química do cabelo, a proposta apresentada empodera os estudantes, fomenta o diálogo intercultural e colabora com a edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.

Black Aesthetics: an anti-racist decolonial proposal for teaching Chemistry

ABSTRACT

Searching for a decolonial and anti-racist education capable of meeting the desires of Law 10,639/2003, this article set out to explore the results of an innovative didactic proposal whose objective was to connect chemical concepts, Afro-descendant culture and Afro-diasporic aesthetics. The work aims to foster transformative dialogue in the Basic Education space in the municipality of Feira de Santana – Bahia, Brazil. The didactic proposal described here is a tool to combat racist situations in public schools in the city of Feira de Santana. Valuing Afro-descendant culture, Afro-diasporic aesthetics and addressing concepts of hair chemistry, the proposal presented empowers students, encourages intercultural dialogue and helps build a more just and egalitarian society.

Keywords: Interculturality; Black aesthetics; Chemistry teaching.

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Biografia do Autor

Assicleide Silva Brito, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Licenciada em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora Adjunta na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Marcelo Alves Lima Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Quilombola oriundo do Quilombo Matinha dos Pretos, participou do Programa de Residência Pedagógica, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), monitor da disciplina Química e Sociedade, participante do projeto de extensão Oficinas Temáticas de Ciências para a Educação Básica em Feira de Santana, presidente do Diretório Acadêmico de Licenciatura em Química e da Associação Atlética de Licenciatura em Química.

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

BRITO, Assicleide Silva; LIMA JUNIOR, Marcelo Alves.
Estética Negra: uma proposta decolonial antirracista para o ensino de Química
. Ensino & Multidisciplinaridade, v. 10, n. 1, p. e0424, 1–15, 23 Jan 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/ens-multidisciplinaridade/article/view/21921. Acesso em: 5 fev 2025.

Edição

Seção

Artigos