DIALOGANDO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COM ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ESMERINDO RIBEIRO – PETROLINA/PE

Autores

  • Simone Aline Araújo Guimarães de Sá Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Luciana Paula Fernandes Dutra Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Paula Rayanne Lopes de Carvalho Aninger Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF
  • Vanessa Cardoso Pereira Universidade de Pernambuco – UPE

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.11338

Palavras-chave:

Adolescência, Atenção Básica, Sexualidade.

Resumo

DISCUSSING ABOUT TEENAGE PREGNANCY WITH STUDENTS OF THE JOSÉ ESMERINDO RIBEIRO MUNICIPAL SCHOOL – PETROLINA/PE

CONVERSANDO SOBRE EL EMBARAZO EN LA ADOLESCENCIA CON ESTUDIANTES DE LA ESCUELA MUNICIPAL ESMERINDO RIBEIRO – PETROLINA/PE

Trabalhar para a promoção à saúde entre adolescentes constitui um desafio do cotidiano das equipes de saúde da família, principalmente no tocante à problemática da gravidez na adolescência, que perpassa tanto a educação quanto a saúde pública. Por ser multicausal, este problema necessita de intervenções que atuem intersetorialmente para uma abordagem mais integral e eficaz. O estudo trata de um relato de experiência de caráter descritivo realizado com adolescentes do quinto e sexto ano do ensino fundamental da Escola Municipal José Esmerindo Ribeiro, na zona rural do município de Petrolina – PE. Realizados no formato de oficinas, os encontros foram compostos por quatro momentos e desenvolvidos por profissionais de enfermagem lotadas na equipe de saúde da família Maria Tereza, Petrolina – PE. Participaram vinte adolescentes, em média, por encontro, dentre aqueles que verbalizaram interesse em participar do programa de atividade educativa ofertado pela unidade de saúde. A equipe de saúde, juntamente com a direção da escola, enviou aos pais e/ou responsáveis formulário de autorização quanto à liberação do adolescente para participação nas atividades. Os encontros envolveram exposição de filmes, interpretação de músicas, rodas de conversa, expressões teatrais e exposição oral. Dessa forma, o programa alcançou êxito entre o público de estudantes adolescentes e demonstra o potencial desses jovens como
multiplicadores da informação sobre saúde, confirmando a possibilidade de ampliação das ações intersetoriais como oportunidades para a atuação na promoção à saúde.

Palavras-chave: Adolescência; Atenção Básica; Sexualidade.

ABSTRACT
Health promotion among teenagers constitutes a daily challenge to the family health teams, mainly regarding the issue of teenage pregnancy that involves both the Educational area and Public Health. Because of its multicausal aspect, this problem needs intersectoral interventions to achieve a more integral and effective approach. The study brings a report of the experience achieved with teenagers from 5th and 6th grade from the Public School José Esmerindo Ribeiro located on the rural area of Petrolina – PE. Held as workshops, the meetings were organized in 4 stages and conducted by professional Nurses, who worked at the Maria Tereza family health team of Petrolina – PE. About twenty teenagers attended the meetings, selected by their teachers among those who showed interest in participating of the program of educational activities offered by the Health Unit. The Health Unit, in combination with school administration, sent to the students’ parents or legal guardians an authorization form regarding the teenager clearance to participate in the activities. The meetings involved movie exhibition, song discussion, group debate, theatrical expressions and oral presentation. It is possible to consider that the program was successful among the teenage students group, which demonstrates their potential as health information multipliers and confirms the possibility of the expansion of intersectoral actions as opportunities to act on health promotion.

Keywords: Adolescence; Basic Attention; Sexuality.

RESUMEN
Trabajar promoviendo la salud entre los adolescentes constituye un desafío cotidiano de los equipos de salud familiar, principalmente en lo que se refiere a la problemática del embarazo en la adolescencia que atraviesa tanto la educación, como la salud pública. Por ser originado por varias causas, este problema necesita intervenciones que actúen intersectorialmente para un enfoque más integral y eficaz. El estudio trata de un relato de experiencia de carácter descriptivo realizado entre adolescentes del quinto y sexto año de la enseñanza fundamental de la Escuela Municipal José Esmerindo Ribeiro, en la zona rural del municipio de Petrolina – PE. Realizado en forma de talleres, las reuniones fueron compuestas de cuatro etapas y desarrolladas por profesionales de enfermería que hacen parte del equipo de salud familiar de María Teresa, Petrolina - PE. Participaron veinte adolescentes, en promedio, por encuentro, entre aquellos que verbalizaron interés en participar del programa de actividad educativa ofrecido por la unidad de salud. El equipo de salud, junto con la dirección de la escuela, envió a los padres y / o responsables formulario de autorización solicitando la liberación del adolescente para participar en las actividades. Los encuentros comprendían exposición de películas, interpretación de canciones, ruedas de conversación, expresiones teatrales y exposición oral. De esta forma, el programa alcanzó el éxito entre el público de estudiantes adolescentes y demuestra el potencial de esos jóvenes como multiplicadores de la información sobre salud, confirmando la posibilidad de ampliación de las acciones intersectoriales como oportunidades para la actuación en la promoción de la salud.

Palabras clave: Adolescencia; Atención Básica; Sexualidad.

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Biografia do Autor

Simone Aline Araújo Guimarães de Sá, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Enfermeira, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Luciana Paula Fernandes Dutra, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Enfermeira, Mestre em Saúde Materno-Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Professora Assistente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Paula Rayanne Lopes de Carvalho Aninger, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Farmacêutica, Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde e Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Vanessa Cardoso Pereira, Universidade de Pernambuco – UPE

Enfermeira, Professora Temporária da Universidade de Pernambuco – UPE.

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Publicado

2019-05-05

Como Citar

GUIMARÃES DE SÁ, Simone Aline Araújo; DUTRA, Luciana Paula Fernandes; ANINGER, Paula Rayanne Lopes de Carvalho; PEREIRA, Vanessa Cardoso.
DIALOGANDO SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COM ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ ESMERINDO RIBEIRO – PETROLINA/PE
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 16, p. e11338, 5 Mai 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/11338. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência