O CIBERESPAÇO NO CONTEXTO ESCOLAR: análise do processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública do Ensino Médio de Altamira/PA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.2019.15835

Palavras-chave:

Ciberespaço, Ensino Médio, Tecnologias da Informação e Comunicação

Resumo

CYBERSPACE IN THE SCHOOL CONTEXT: teaching and learning process in a public high school of Altamira/PA

EL CIBERESPACIO EN EL CONTEXTO ESCOLAR: proceso de enseñanza y aprendizaje en una escuela pública de Altamira/PA

RESUMO
Este artigo trata do processo de ensino e aprendizagem no ciberespaço a partir dos avanços das tecnologias da informação e comunicação (TICs), que vem alterando as formas de aprendizagem dos jovens estudantes. Trata principalmente dos novos espaços virtuais de comunicação em rede, do espaço virtual paralelo ao espaço real. A pesquisa teve por objetivo conhecer através dos alunos o processo de relação cotidiana dos jovens estudantes com os espaços virtuais de comunicação da internet no ambiente escolar. Os dados foram coletados com 15 alunos do 3º ano do Ensino Médio, no município de Altamira, Pará. Como método, utilizou-se da abordagem multirreferencial. A primeira análise de coleta dos dados foi através de entrevista semiestruturada com os alunos. O segundo momento da pesquisa aconteceu por meio da aplicação dos questionários. O terceiro momento da pesquisa aconteceu por meio da rede social whatsapp, no qual formou-se um grupo com dez alunos do 3º ano com objetivo de perceber como eles usam e compartilham mídias relacionadas ao contexto escolar. Concluiu-se que a aprendizagem relacionada ao ciberespaço e que o acesso a ela deu-se mais por condições particulares e interesse próprio dos alunos em inserirem-se nesse universo do que a própria escola. Torna-se necessário que se avance no uso didático-pedagógico dos recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que faz parte do cotidiano dos jovens alunos do Ensino Médio.

Palavras-chave: Ciberespaço; Ensino Médio; Tecnologias da Informação e Comunicação.

ABSTRACT
This article deals with the process of teaching and learning in cyberspace based on advances in information and communication technologies (ICTs) that have been changing the way students learn. It deals mainly with the new virtual spaces of network communication, from virtual space parallel to real space. The research aimed to learn through the students how it has been constituting the relationship of young students with the virtual spaces of internet communication in the school environment. Data were collected with 15 students of the 3rd year of high school in the city of Altamira, PA. As a method, the multireferential approach was used. The first analysis of data collection was through a semistructured interview with 10 students. The second moment of the research happened through the application of the questionnaires with fifteen students of the third year. The third moment of the research happened through whatsapp social network, formed by ten students. It is concluded that learning related to cyberspace and that access to it was more due to particular conditions and self-interest of students in inserting themselves in this universe than the school itself. It is necessary to advance in the didactic-pedagogical use of technological resources in the teaching-learning process since it is part of the daily life of young high school students.

Keywords: Cyberspace; High School; Technologies Information and Communication.
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RESUMEN
Este artículo aborda el proceso de enseñanza y aprendizaje en el ciberespacio basado en los avances de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) que han estado cambiando las formas de aprendizaje de los jóvenes estudiantes. Se trata principalmente de los nuevos espacios virtuales de comunicación de red, el espacio virtual paralelo al espacio real. La investigación tuvo como objetivo conocer a través de los estudiantes el proceso de construcción diaria de jóvenes estudiantes con los espacios virtuales de comunicación por internet en el entorno escolar. Los datos fueron recolectados de 15 estudiantes del tercer año de secundaria en la ciudad de Altamira, PA. Como método, se utilizó el multirreferencial. El primer análisis de recopilación de datos fue a través de entrevistas semiestructuradas con estudiantes. El segundo momento de la investigación ocurrió a través de la aplicación de los cuestionarios. El tercer momento de la investigación tuvo lugar a través de la red social de WhatsApp, un grupo de 10 estudiantes de 3er grado para comprender cómo usan y comparten los medios relacionados con el contexto escolar. Se concluyó que el aprendizaje se relacionó con el ciberespacio y que el acceso al mismo se debió más a condiciones particulares y al propio interés de los estudiantes en insertarse en este universo que en la escuela misma. Es necesario avanzar en el uso didáctico-pedagógico de los recursos tecnológicos en el proceso de enseñanza-aprendizaje, ya que es parte de la vida cotidiana de los jóvenes estudiantes de secundaria.

Palabras clave: Ciberespacio; Escuela Secundaria; Tecnologías de la Información y la Comunicación.

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Biografia do Autor

Taiane de Cássia Costa, Universidade Federal do Pará – UFPA

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Pós-graduação Latu Sensu em Políticas Educacionais e Saberes Docentes – UFPA.

Leonardo Zenha Cordeiro, Universidade Federal do Pará – UFPA

Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará – UFPA.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

COSTA, Taiane de Cássia; CORDEIRO, Leonardo Zenha.
O CIBERESPAÇO NO CONTEXTO ESCOLAR: análise do processo de ensino e aprendizagem em uma escola pública do Ensino Médio de Altamira/PA
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 5, n. 18, p. e15835, 18 Dez 2019 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/15835. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Estudos das Dinâmicas Territoriais na Amazônia