MEMÓRIA, ESPAÇO E A BUSCA DE IDENTIDADE NO ROMANCE "OS QUE BEBEM COMO OS CÃES" DE ASSIS BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2446-6549.e202214

Palavras-chave:

Memória, Imaginação, Assis Brasil

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do romance Os que bebem como os cães do escritor piauiense Assis Brasil. A apreciação do romance se realiza de modo alinhado a algumas contribuições teóricas do filósofo francês Paul Ricœur expostas no livro A memória, a história, o esquecimento (2000). O percurso metodológico primou por uma abordagem analítica na qual foram apontados questionamentos acerca do processo de recordação vivenciado pelo personagem central, observando a tênue fronteira estabelecida entre memória e imaginação. Como resultado, é possível perceber que, dadas as especificidades da narrativa, as imagens evocadas podem advir de memórias ou de devaneios, comprometendo a identidade revelada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francigelda Ribeiro, Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI / Rede de Educação Estadual do Maranhão

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professora da Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI e da Rede de Educação Estadual do Maranhão.

Downloads

Publicado

2022-11-04

Como Citar

RIBEIRO, Francigelda.
MEMÓRIA, ESPAÇO E A BUSCA DE IDENTIDADE NO ROMANCE "OS QUE BEBEM COMO OS CÃES" DE ASSIS BRASIL
. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, p. e202214, 4 Nov 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/20502. Acesso em: 16 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos