O AJUSTE NEOLIBERAL E OS EFEITOS DA FINANCEIRIZAÇÃO NA PRODUÇÃO HABITACIONAL EM BELÉM
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.05Palavras-chave:
Habitação Social, Ajuste Neoliberal, BelémResumo
Este trabalho sugere em linhas gerais que as especificidades do processo de urbanização da Amazônia e de sua questão fundiária particularizam o ajuste neoliberal, trazendo um caráter diferente do que ocorre em outras regiões do país no que se refere à política habitacional. Articula-se a ocorrência de modificações imobiliárias recentes (anos 2010) na área de expansão de Belém a partir do exame dos diversos momentos de implementação de políticas habitacionais localmente. Com o panorama oferecido pelo trabalho, conclui-se que as transformações analisadas na provisão de habitação representam uma forma de ajuste ao capitalismo e do papel da Amazônia na divisão internacional do trabalho, o que leva ao entendimento de que o caráter econômico da produção da habitação presente desde as primeiras políticas habitacionais semeou um cenário propício para o que seria a financeirização da moradia em meio à implementação do Programa Minha Casa Minha Vida e seus sucessores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.