NOVOS TERRITÓRIOS DO MORAR EM CIDADES PEQUENAS
a autossegregação espacial em Casa Nova – BA
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.09Palavras-chave:
Espaços Residenciais Fechados, Cidade Pequena, AutossegregaçãoResumo
O presente artigo analisa os novos territórios do morar em cidades pequenas. Parte-se do pressuposto de que as transformações contemporâneas do capitalismo redefiniram o papel das cidades e suas estruturas urbanas. Nesse bojo, os espaços de moradia foram transformados e as dinâmicas econômicas, sociais e espaciais da reestruturação do capital pavimentaram a expansão de novas formas do morar para cidades de distintos tamanhos e complexidades. Casa Nova, na Bahia, é o centro urbano que será o foco deste trabalho. Busca-se revelar as transformações do espaço urbano e o modo como a estruturação espacial, associada aos imperativos do capital em termos de novos espaços de moradia, se expressa nesta cidade em termos de processos de autossegregação. Os espaços residenciais fechados, atualmente, configuram, assim, uma nova forma-conteúdo da moradia presente, também, em cidades pequenas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.