BATALHAS IMPRESSAS
a guerra de Independência nas páginas do jornal O Conciliador do Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.18764/2446-6549.e2023.26Palavras-chave:
Imprensa, Independência, O Conciliador do Maranhão, Exército LibertadorResumo
A Independência do Brasil no Maranhão foi marcada por singularidades, entre as quais uma guerra civil provocada pela demora em aderir à nova ordem política instituída com a separação política da metrópole, capitaneada pelas províncias do Sul do país. A guerra, no entanto, não ocorreu apenas nos campos de batalha do sertão maranhense, mas foi combatida também por meio das narrativas da imprensa oficial da província, por meio do jornal O Conciliador do Maranhão. Este estudo tem por objetivo analisar os discursos veiculados na imprensa local em prol da união com Portugal no contexto das lutas pela Independência no Maranhão, abordando as representações sobre as forças expedicionárias formadas pelos independentistas e os embates em torno da formação de uma opinião pública contrária à incorporação da província do Maranhão ao nascente império brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais InterEspaço: Revista de Geografia e InterdisciplinaridadeEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.