Da gramática à gramaticalização
o ponto onde a Linguística toca a leitura do texto literário
DOI:
https://doi.org/10.18764/2177-8868v15n29.2024.4Palavras-chave:
Linguística, Gramaticalização, Leitura, LiteraturaResumo
O artigo objetiva discutir a produtividade da relação entre Linguística e Literatura como orientação para o ato de ler. Nessa discussão, ressalta que um recurso relevante para ler o texto literário é a descrição linguística das jogadas, o que pressupõe gramática. Aprofundando a cognição sobre o assunto, encontra a gramaticalização como ponto de articulação entre linguística e literatura para o acompanhamento do movimento do jogo literário. Respaldada por esses conceitos, a pesquisa coloca em curso estratégias para a leitura. No universo da leitura, há seleções de fenômenos linguísticos, os quais não podem se dissociar da coprodução de sentido a que todo leitor está submetido. Entre esses fenômenos, podemos destacar a importância das jogadas em um trajeto de sinais que conduzem ao entendimento do texto. Tendo como ponto de partida essa finalidade, enveredamos pelos percursos que nos levam aos elementos responsáveis pela compreensão leitora desde à normatividade da língua até sua maleabilidade nas infinitas possibilidades que se sustentam na gramática e se expandem para além dela, na gramaticalização. Intencionamos considerar a análise do processo de gramaticalização como ato de leitura para produzir a visão flexível da gramática da língua portuguesa, sobretudo para o momento na leitura do texto literário. Problematizamos: poderia, então, ser a gramaticalização uma das relevantes consequências dessa articulação entre linguística e literatura? Entre os autores elencados para esta discussão, estamos levando em consideração Saussure (2012), Possenti (2003), Perini (1976, 2014), Martins (2012), Neves (2002, 2010, 2011), Jouve (2002). Entre os dados, os projetos políticos pedagógicos do Curso de Letras da UFMA de 2009, a partir dos registros encontrados na internet e excertos de textos literários.
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