CONTORNOS DA INTERIORIDADE: O RELATO BIOGRÁFICO DO OSMAN LINS MISSIVISTA

Autor/innen

  • Francismar Ramírez Barreto

Schlagworte:

Osman Lins, Correspondência pessoal, Literatura e biografia

Abstract

Ter ficado sem a presença materna aos 16 dias de nascido é o primeiro episódio marcante na vida de Osman Lins. Corria o ano de 1924 e Dona Maria da Paz de Mello Lins, como fica registrado na biografia do autor publicada em 1988, “falece de complicações no parto, a 21 de julho, deixando órfão seu filho de duas semanas”. De Maria da Paz conservar-se-á um cartão enviado à sogra, onde noticia estar grávida e feliz. Duas mulheres passam a desempenhar a função materna na vida do escritor pernambucano: a avó paterna Joana Carolina e a tia Laura, irmã de Teófanes da Costa Lins. Se um leitor curioso desejasse rastrear o ponto de partida de algumas das personagens femininas de Lins, a leitura desta correspondência constituiria um belo exercício. Assim como estas trocas dão fé da estreita relação entre mãe e filho, e mãe e neto, este texto procurará compreender o influxo daquele universo afetivo no autor brasileiro.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Francismar Ramírez Barreto

Pós-doutoranda pela Universidade de Brasília, Doutora em Literatura e Práticas Sociais, e pesquisadora do Grupo de Estudos Osmanianos (UnB)

Veröffentlicht

2021-07-30

Zitationsvorschlag

RAMÍREZ BARRETO, Francismar.
CONTORNOS DA INTERIORIDADE: O RELATO BIOGRÁFICO DO OSMAN LINS MISSIVISTA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 23, 30 Juli 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/17480. Acesso em: 16 nov. 2024.