A CORTESIA VERBAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões sobre a sequência didática

Autor/innen

  • Elaine Peixoto Araujo Gheysens Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Schlagworte:

Cortesia verbal, Sequência didática, Ensino e aprendizagem de línguas, Sequências injuntivas, Etnografia, Didática, Ensino médio

Abstract

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o desenvolvimento de uma sequência didática para o ensino da língua portuguesa no Ensino Médio, com base nas manifestações linguísticas relativas à cortesia verbal. O tema justifica-se pela urgência de uma educação para uma convivência pacífica, como um meio de preparar o aluno-cidadão para uma inserção bem-sucedida em um mundo socializado. A metodologia adota instrumentos e procedimentos inspirados na Etnografia, algumas contribuições teóricas da Linguística Funcional e da Linguística Textual, bem como um método de ensino que leva em conta a aprendizagem significativa. Nesta base, apresentamos o estudo de uma proposta de intervenção didática voltada para a observação, a reflexão e o uso de estratégias de cortesia em gêneros orais e escritos relacionados com as sequências injuntivas.

Palavras-chave: Cortesia verbal. Sequência didática. Ensino e aprendizagem de línguas. Sequências injuntivas.

Abstract

This article presents some thoughts on the development of a didactic sequence for the teaching of Portuguese language in high school, on the basis of linguistic manifestations relating to verbal courtesy. The theme is justified by the urgency of an education for a peaceful coexistence, as a means to prepare the pupil-citizen for a successful insertion into a socialized world. The methodology adopts instruments and procedures inspired on Ethnography, some theoretical contributions from the Functional Linguistics and the text Linguistics, as well as a teaching approach that takes into account the significant learning. On this basis, we introduce the study of a proposal for the didactic intervention focused on the observation, the reflection and the use of complimentary strategies in oral and written genres related to the injunctive sequences.

Keywords: Verbal courtesy. Didactic sequence. Teaching and learning of languages. Injunctive sequences.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Elaine Peixoto Araujo Gheysens, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Doutoranda do PPgEL/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Université Paris 8.

Zitationsvorschlag

GHEYSENS, Elaine Peixoto Araujo.
A CORTESIA VERBAL NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: reflexões sobre a sequência didática
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, n. 4, 7 März 2012 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/762. Acesso em: 18 dez. 2024.

Ausgabe

Rubrik

Artigos