A MULHER NAS CAMPANHAS TELEVISIVAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL CONTRA O HIV/AIDS PARA O CARNAVAL (2009-2011)

Autor/innen

  • Stéphanie de Melo e Costa
  • Luana de Alencar

Abstract

Resumo. Analisam-se os vídeos das campanhas contra o HIV/AIDS do Ministério da Saúde do Brasil (MS) para os carnavais de 2009 a 2011, cujos públicos-alvo foram a população feminina. O objetivo é, com o aporte da Análise de Discurso (Michel Pêcheux e Eni Orlandi), identificar a quais discursos o MS filia-se ao retratar a sexualidade feminina e o papel da mulher na prevenção a infecções sexualmente transmissíveis. Notamos que não há qualquer julgamento por parte do MS quanto ao exercício da heterossexualidade feminina – exceto se feita sem camisinha. Contudo, ainda se coloca o homem como aquele que deve tomar a iniciativa de mostrar o preservativo (sempre masculino) que traz consigo, cabendo à mulher papéis diferentes segundo a idade do público-alvo dos vídeos. Há um enorme silêncio quanto ao preservativo feminino e a homossexualidade feminina.

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Veröffentlicht

2017-12-28

Zitationsvorschlag

DE MELO E COSTA, Stéphanie; DE ALENCAR, Luana.
A MULHER NAS CAMPANHAS TELEVISIVAS DO MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL CONTRA O HIV/AIDS PARA O CARNAVAL (2009-2011)
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 8, n. 14, 28 Dez. 2017 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/littera/article/view/8117. Acesso em: 28 sep. 2024.