O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA COM OS ALUNOS SURDOS DA ESCOLA ESTADUAL PROF° GABRIEL ALMEIDA CAFÉ, NA CIDADE DE MACAPÁ-AP
Abstract
O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de conhecimento da Língua Portuguesa na modalidade escrita de três alunos matriculados no 1º ano do ensino médio regular na Escola Estadual Prof° Gabriel de Almeida Café e que frequentam o Atendimento Educacional Especializado – AEE. O ensino adequado para os surdos é a educação bilíngue, que consiste na aquisição da Língua Brasileira de Sinais - Libras como primeira língua e a Língua Portuguesa como segunda língua, na modalidade escrita. Esta pesquisa de campo de caráter descritivo foi realizada em três momentos, no primeiro momento ocorreu a anamnese, na qual se constatou as dificuldades dos estudantes em compreender o português, no segundo momento foi solicitada uma produção textual, como o enunciado não foi compreendido, necessitou da tradução e explicação em libras, mesmo assim não se obteve êxito, no último momento utilizou-se uma atividade do 1º ano que apenas um estudante conseguiu executar.
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