PERCEPÇÃO DA PESSOA SURDA SOBRE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIA DO CURSO LETRAS-LIBRAS NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PRIVADO EM SÃO LUÍS – MARANHÃO
Abstract
O trabalho apresentado tem por objetivo principal refletir sobre o processo de inclusão no ensino superior, a partir das experiências de pessoas surdas no curso Letras-Libras numa instituição de ensino privado em São Luís – Maranhão. A temática escolhida foi oriunda de um desejo coletivo dos alunos da graduação do referido curso, a partir de leituras e aprofundamentos teóricos sobre a inclusão, além das relações e análises objetivas desenvolvidas nas disciplinas do primeiro semestre do curso. O estudo aqui empreendido, compreende uma necessidade de uma reflexão sobre as experiências vivenciadas pelos alunos/alunas surdos/surdas no ensino superior e sua relação com uma proposta educacional que contemple o ensino inclusivo. A metodologia utilizada para elaboração do estudo foi pesquisa bibliográfica e de campo, esta última realizada ao longo do desenvolvimento das disciplinas do Curso Letras-Libras no primeiro semestre de 2017, através da observação do aluno-ouvinte sobre as experiências de educação inclusiva e através da aplicação de entrevista aluno/aluna surdo/surda. Concluiu-se que a educação para surdos/surdas não se dá apenas pelo simples fato de compartilhar o mesmo espaço que os ouvintes. Mas, que além do acompanhamento de profissionais habilitados na interlocução, é necessário também que as práticas pedagógicas sejam efetivadas atendendo as necessidades plurais dos alunos, e no caso da pessoa surda, que contemple: a criação de um espaço comum onde surdos e ouvintes interajam e, para isso torna-se imprescindível o conhecimento sobre a língua de sinais, identidades e cultura surda.Downloads
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