ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA: O CASO DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE GUIMARÃES/MA
Abstract
É notório as dificuldades que as pessoas ouvintes têm para se comunicar com pessoas surdas, por não saberem se comunicar em Libras. Observa-se também, uma grande quantitativo de surdos que não concluíram o Ensino Médio, fato que está atribuído a fatores escolares, familiares e sociais. O número de alunos surdos que frequentam a escola é muito pequeno em relação ao quantitativo de surdos existentes no município. Este trabalho tem como objetivo investigar os fatores que influenciam o fenômeno de evasão escolar referentes ao grupo populacional formado por pessoas surdas, quais metodologias usadas pelos professores do município do município de Guimarães para garantir a permanência dos estudantes surdos na escola. Como se dá a comunicação entre pessoas surdas e ouvintes e apontar possíveis meios que o município em parceria com a escola está usando, para garantir a inclusão social desses alunos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo por meios de observações e questionários com/para professores, alunos e familiares, bem como, uma pesquisa bibliográfica e documental. Para fundamentação teórica deste trabalho, utilizou-se conceitos de autores como Silva (2000), Skliar (2001). A partir desta pesquisa, percebe-se que os alunos surdos do município de Guimarães não são escolarizados de maneira satisfatória e necessita de mais apoio governamental, inovações metodológicas na forma de ensinar, para promover interação, inclusão entre surdos e ouvintes, além de despertar o interesse do aluno ouvinte para aprender a Língua Brasileira de Sinais.
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