A TRÍADE PROFESSOR, INSTRUTOR DE LIBRAS E ALUNO SURDO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
Abstract
A relação pedagógica existente entre professor, instrutor de Libras e aluno surdo inserida no ensino regular da rede pública vem sendo palco de grandes discussões e, também, tem sido abordada a partir de olhares diferenciados no cenário da educação inclusiva. Para isso, procurou-se, no âmbito geral desse trabalho, investigar a relação pedagógica entre professor-instrutor-aluno no contexto de uma sala de aula de escola pública da rede estadual na cidade de Parnaíba. Objetivou-se, mais especificamente, averiguar os direitos, a apropriação e exercício da Língua de Sinais, uso da linguagem oral, as abordagens e métodos diferenciados de ensino, bem como a formação dos profissionais nessa área, estão apresentando resultados satisfatórios para a educação inclusiva. Destarte, a pesquisa foi realizada com base numa fundamentação sólida com base no pensamento de Ferreira (2005), Goldfeld (2002), Mantoan (2003), Lacerda (2008), dentre outros que trabalham a temática aqui levantada com propriedade e clareza. De relevância educacional, esse estudo proporcionou um panorama histórico da inclusão dos surdos, mostrando pontos altos e as fragilidades, no sentido de se tornar um componente de reflexão acerca do objeto de estudo, do contexto dos sujeitos envolvidos nessa aprendizagem, na prática de educadores inclusivos, análise de suas formações e busca de imagem profissional atualizada. Assim o estudo teve o caráter qualitativo, por meio da pesquisa de campo que utilizou o questionário para a produção dos dados, cuja coleta de deu numa escola da rede estadual do município de Parnaíba. Os resultados apresentados demonstram que não existe afinidade entre o trabalho do professor e do instrutor, a necessidade de uma formação contínua e preparação do professor para receber os alunos surdos em sala de aula comum, uma vez que o aluno sem acesso à sua língua, continuará excluído do sistema educacional, porque o acesso à matrícula não se constitui inclusão e o direito à educação.
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